Alunos do curso de Produção de Moda se inspiram ​em pontos turísticos da cidade

 
Texto: Anderson Neto
Foto: Divulgação
 

O projeto Turismo Pedagógico da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha tem movimentado os pontos turísticos do município, em especial, a Casa da Memória, o Museu Homero Massena e a Igreja do Rosário, na Prainha. Na última semana, foi a vez de alunos do Curso Técnico de Produção de Moda da Escola Vasco Coutinho se inspirarem na visita para complementar seus estudos.

A ação consiste na realização de visitas pedagógicas das escolas das redes municipal, estadual e particular. Os 23 alunos do curso conheceram de perto a história da colonização do Estado e do município canela-verde, através de visitação monitorada.

No Museu Homero Massena os alunos foram recepcionados pela Coordenadora do Projeto Turismo Pedagógico, Alexandra Cristina Nunes. Eles conheceram o local de residência do artista e sua esposa, onde ainda se encontram suas telas, livros, material de pintura ainda em um cavalete, assim como objetos pessoais de sua vida cotidiana.  

Já na Casa da Memória, os alunos conheceram objetos de navegação do século XVI, como também uma miniatura da Caravela Glória, além do charmoso Bonde 42, que fica na área externa do local. Em uma sala anexa, onde são realizadas exposições temporárias, eles conferiram algumas fantasias da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG) – campeã do Carnaval Capixaba 2024.

Em seguida, os estudantes visitaram a Igreja do Rosário, uma das primeiras igrejas edificadas no Brasil e a mais antiga em funcionamento litúrgico do país. Eles se encantaram com a história e as obras de arte do templo, que é um marco da colonização em nosso Estado.

Todos os atrativos turísticos possuem monitores capacitados para prestarem atendimento com as informações necessárias, além de um servidor que se caracteriza do personagem do colonizador Vasco Fernandes Coutinho, o que ilustra ainda mais a visita. 

Para a subsecretária de Turismo de Vila Velha, Carla Rezende, “apresentar a história de Vila Velha, que se confunde com a do Espírito Santo, é muito importante para a formação dos estudantes, com atores fundamentais para a continuidade da construção da nossa sociedade, além de serem potenciais divulgadores do nosso destino turístico”.

Importância

A professora Priscila Karen, da disciplina Processos Criativos na Moda, destacou que conhecer os atrativos turísticos da cidade é essencial para entendermos nossa identidade, preservar nossa cultura e valorizar nossa história. 

“Estou com os alunos do curso de Produção de Moda, que estão desenvolvendo um projeto sobre usar materiais diversos na produção de um look, uma roupa. Fiquei encantada com a receptividade, o acolhimento da equipe dos atrativos, toda a nossa história, que é linda e merece ser conhecida em todo mundo”, avaliou Priscila.

A estudante Lais Pinheiro concorda com a professora, e avaliou positivamente a ida aos atrativos históricos como forma de complementação pedagógica.

“A visita foi sensacional. Acredito que todo conhecimento serve para o aprendizado, para contribuir com o curso, e serve também de inspiração para os projetos de moda. E também quaisquer outras criações que a gente venha a desenvolver futuramente”, finalizou Lais.

Categorias ,

jornalresgate