​Aves exóticas e silvestres são apreendidas na feira de Aribiri

​Aves exóticas e silvestres são apreendidas na feira de Aribiri.

 
Texto: Assessoria
Foto: Assessoria
 

Neste domingo (19/05), o Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha, a Guarda Municipal, o Ibama e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram uma ação conjunta na feira livre do bairro Aribiri, em Vila Velha, e apreenderam 36 aves, sendo 11 silvestres (coleiros) e 16 aves exóticas (agapornis).

A ação foi instruída pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo e objetivou o combate aos maus-tratos e ao comércio ilegal de aves na feira de Aribiri. Durante a operação, foram apreendidos animais silvestres e exóticos, que eram mantidos irregularmente em cativeiro e expostos à venda de forma ilegal, sem qualquer tipo de registro ou licença.

Após a apreensão, as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-IBAMA), no bairro Barcelona, na Serra. Já o comerciante das aves exóticas foi autuado por crime ambiental pelo Ibama e pela fiscalização de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha.

O médico veterinário Celso Christo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, relatou que os animais exóticos e silvestres apreendidos não estavam em conformidade com a legislação ambiental vigente. “Essas ações são muito importantes para garantir o bem-estar dos animais e evitar que crimes dessa natureza sejam cometidos em nossa cidade.”

Já o secretário municipal de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel, ressaltou a parceira com outros órgãos no combate aos maus-tratos de animais.

“A ação realizada é uma demonstração clara do compromisso da gestão em combater os maus-tratos e o comércio ilegal de aves. Trabalhamos em parceria com diversas entidades para garantir que a legislação ambiental seja respeitada. Nossas ações visam sempre proteger nossa fauna e preservar o bem-estar animal”

Ao se deparar com situações que configuram crime contra o meio ambiente, o cidadão pode utilizar o telefone do Disque-Denúncia 181 ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br, ou ainda os canais da Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 162.

Categorias

jornalresgate