
Fapes lança edital para fixação e aperfeiçoamento de doutores no Espírito Santo
Chamada pública para o Profix 2022 oferta a concessão de bolsas de pós-doutorado e auxílio a projetos para os Programas de Pós-Graduação capixabas.
Os docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação (PPG) vinculados às instituições de Ensino Superior ou Pesquisa capixabas já podem inscrever propostas no Edital 15/2022 – Profix 2022. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou a chamada pública que está com as inscrições abertas.
O edital oferta a concessão de bolsas de pós-doutorado (POSDOC) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, supervisionados por docentes permanentes de PPG stricto sensu, com curso de mestrado e/ou doutorado (acadêmico ou profissional), recomendado ou aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de Instituição de Ensino Superior e/ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo.
O prazo para submissão de propostas segue até as 17h59 do dia 18 de agosto e o site para inscrição é a plataforma SigFapes (www.sigfapes.es.gov.br). Estão disponibilizados para a chamada o total de R$ 10,712 milhões oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).
A chamada disponibiliza até 65 bolsas da modalidade POSDOC, com 24 parcelas cada no valor de R$ 5,2 mil, além de benefícios descritos no edital. As propostas podem ser de qualquer área do conhecimento.
O edital tem o objetivo de estimular o aperfeiçoamento de doutores na prática acadêmica e/ou de pesquisa e a fixação de doutores nas instituições capixabas. Também visa a fortalecer o ecossistema de pós-graduação do Estado e contribuir para a produção de conhecimento técnico-científico.
Serviço:
Lançamento do Edital 15/2022 – Profix 2022: clique aqui e acesse o edital
Prazo de submissão: até as 17h59 do dia 18/08/2022
Site para submissão: www.fapes.es.gov.br
Dúvidas sobre o edital? bolsas.duvidas@fapes.es.gov.br
Samantha Nepomuceno
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES