Peça de teatro que tem o Alzheimer como tema central terá estreia nacional em Vitória, com entrada gratuita

Montagem inspirada na convivência do autor com uma vizinha amiga será apresentada no Teatro Sônia Cabral, de sexta-feira (1) a domingo (3)


Peça vai mostrar as nuances da memória, da solidão e da luta contra o esquecimento vividos pela protagonista, e a forma como o seu amigo Gláucio acompanha essa trajetória.
 

O Alzheimer, condição que afeta 1,2 milhão de pessoas no Brasil, é o tema central da peça “Perdoa-me se esquecer de dizer que te amo”, que terá a sua estreia nacional no Teatro Sônia Cabral, em Vitória e estará em cartaz de sexta-feira (1) a domingo (3), e a entrada é gratuita. Com texto de  Gladston Ramos, a montagem é estrelada pelos atores Maria Alice Costa e João Barbosa e tem direção de José Celso Cavalieri.

Gladston Ramos, que é ator, diretor e dramaturgo, e formado em audiovisual, explica que o espetáculo faz parte de uma trilogia e que é quase biográfico. “Conto a história da dona Lúcia, uma vizinha que era uma grande amiga. Na sua idade avançada, assumi, junto a outros vizinhos, a tarefa dos cuidados, visto que ela era viúva e não tinha filhos”, explica. Ele diz que acompanhou todo o processo da doença e resolveu retratar a sua convivência com o Alzheimer nos palcos do teatro.

O público vai acompanhar as nuances da memória, da solidão e da luta contra o esquecimento vividos pela protagonista, e a forma como o seu amigo Gláucio acompanha essa trajetória muitas das vezes angustiantes e outras vezes poéticas. Promete emocionar e levantar questões para reflexões.

A peça foi escrita exclusivamente para a atriz Maria Alice Costa, que ao conhecer o texto se interessou imediatamente pela história e se envolveu no processo para que a montagem fosse levada aos palcos.  Inclusive, esse é o primeiro espetáculo de Gladston Ramos que não vai estrear em São Paulo. “Estou muito feliz, pois o Espírito Santo é a minha terra e o início de toda a minha trajetória foi no Estado”, diz o autor. 

Sensibilidade e poesia Através de uma narrativa sensível e poética, o espetáculo revela os desafios cotidianos enfrentados pela protagonista, que tenta navegar em um mundo que se torna cada vez mais confuso onde os mesmos questionamentos repetidos ao longo do dia, são respondidos de forma serena e muitas das vezes cômica. A peça promete tocar o coração do público, convidando todos a refletir sobre a importância da memória e das relações humanas.

Com um elenco talentoso e uma direção envolvente, o espetáculo é uma experiência teatral que transcende as barreiras do entendimento, fazendo com que cada espectador se conecte com a história de forma íntima e pessoal. “Perdoa-me se esquecer de dizer que te amo” foi contemplada no edital da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Vitória.

Serviço
Peça “Perdoa-me se esquecer de dizer que te amo”, com Maria Alice Costa e João Barbosa
Data: 1/11 (sexta-feira) e 2/11 (sábado), às 19h30 |  3/11 (domingo), às 18 horas
Local: Teatro Sônia Cabral, em Vitória
Ingressos gratuitos. Distribuídos uma hora antes do início do espetáculo
Classificação: livre


Dje Martins

Relacionamento com a imprensa:
Márcia Almeida
Golden Assessoria de Comunicação
27. 99925-3818

 
Categorias , ,

jornalresgate