BANNER TOPO

Turistas e excursionistas que visitaram Espírito Santo no Inverno recomendam destino turístico

Dados da pesquisa de Identificação do Perfil do Turista e Excursionista na temporada de Inverno no Estado foram apresentados nesta quarta-feira (14).

 

A Secretaria de Turismo (Setur) apresentou, na tarde desta quarta-feira (14), os dados relativos à pesquisa de Identificação do Perfil do Turista e Excursionista, na temporada de Inverno. Exatos 99% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o destino capixaba. Desses, 61,4% disseram que as expectativas foram atendidas e 30,4% tiveram as expectativas superadas em relação ao Estado.

 

A coleta de informações foi realizada em 14 municípios capixabas, no mês de julho deste ano, quando foram entrevistadas 1.923 pessoas. O trabalho foi realizado pela empresa Consulting do Brasil, vencedora da licitação. Nesta edição da pesquisa, foram incluídos os municípios de Marechal Floriano e Ibiraçu. Além dos turistas, também foram ouvidos os excursionistas que visitaram os 14 destinos pesquisados.

 

Segundo o painel disponível no site do Observatório do Turismo da Setur, a maioria dos turistas e excursionistas entrevistados (53%) é capixaba, 26,3% vieram de Minas Gerais, 7,7% do Rio de Janeiro, 5,3% de São Paulo e 1,5% da Bahia. A maioria (31%) tem entre 31 e 40 anos, 37,2% têm renda de 2 a 5 salários mínimos e 30,8% atuam em empresas privadas.

 

Motivação

 

Sobre os fatores decisivos para escolher o Espírito Santo como destino, 42,7% destacaram os atrativos naturais (praias e parques), 16,7% os eventos e 14,1% teve o intuito de visitar familiares. Dos entrevistados, 57,8% viajaram com familiares, sendo que a maioria (25,9%) foi em grupo de duas pessoas; 43,8% viajaram com crianças e 18,6% com idosos.

 

A maioria dos entrevistados (74,9%) organizou a viagem sozinho, 10,4% pela internet e 4,7% utilizaram serviço de agência de turismo. Quanto à fonte de informações sobre o destino escolhido, 45,1% já conheciam o local, 24,8% tiveram indicação de amigos e 23,2% pesquisaram na internet/redes sociais.

 

No deslocamento dos entrevistados até o destino escolhido, 58,3% utilizaram carro próprio, 17% avião, 13,9% ônibus e 7% ônibus fretado/aplicativo. O gasto médio dos turistas foi de R$ 166,70 e o do excursionista foi de R$ 182,65. O gasto médio é feito com base nos gastos com deslocamento, hospedagem, alimentação, compras e passeios.  

 

A maioria dos turistas (26%) ficou hospedado em casa de parentes, 20,9% em pousadas, 19,2% em casa ou apartamento alugado e 15,1% em casa própria.

Dos entrevistados, 73,4% utilizaram bares e restaurantes, 5,5% compraram passeios, 31,5% compraram souvenir e 25,9% visitam o destino mais de duas vezes ao ano.

A pesquisa foi realizada nas cidades de Vitória, Guarapari, Serra, Vila Velha, Conceição da Barra, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Ibiraçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Dores do Rio Preto e Divino São Lourenço.  

 

 

Mais detalhes podem ser obtidos no painel disponível no site www.observatóriodoturismo.es.gov.br. Na página, é possível conhecer os detalhes de cada município onde o trabalho foi realizado.  

Grande Buda – Ibiraçu

Guarapari Praia do Morro

Santa Teresa

Acesse: https://bit.ly/3Dmerc1

Assessoria de Imprensa da Setur

Simone Diniz

 

 

 

 

 

 

 

Categorias

jornalresgate