Inscrições do Nossa Bolsa 2023 terminam na próxima terça-feira (14)

O Programa Nossa Bolsa 2023 oferta, aproximadamente, 1.000 bolsas e 54 opções de cursos de nível superior.

 

Os capixabas que ainda não se inscreveram no Nossa Bolsa 2023 têm até as 23h59 da próxima terça-feira (14) para garantir a inscrição na seletiva. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou Edital 27/2022 – Programa Nossa Bolsa 2023 para que jovens do Espírito Santo possam realizar a graduação com bolsa de estudo integral, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeadas pelo Governo do Estado.


“O Governo do Estado se empenha em democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa e nas mais diversas áreas profissionais. Graduação particular tem um custo alto e com o Nossa Bolsa queremos oportunizar o conhecimento”, comentou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

 

A seleção das bolsas ocorre por meio da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018 a 2022. O candidato poderá escolher qual ano do Enem deseja usar na seletiva.

 

“Neste edital, ampliamos a forma de seleção dos candidatos para que mais capixabas pudessem participar do edital. Sempre temos um número grande inscritos no Nossa Bolsa e sabemos que os anos de pandemia no Estado teve um impacto negativo na educação e, com isso, muitos estudantes não fizeram o Enem. Pensando nisso, optamos por ampliar os anos do Enem para que mais jovens consigam concorrer às bolsas e, dessa forma, democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa”, explicou o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes.

 

A edição de 2023 do Nossa Bolsa oferta bolsas em 54 opções de cursos. São eles: Direito, Administração, Medicina, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Educação Física, Engenharias, Fisioterapia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia da Informação e muito mais.

 

Ao todo, 33 instituições de Ensino Superior privadas, localizadas em 15 municípios de todas as regiões do Estado, têm ofertas de bolsas. O Nossa Bolsa 2023 é uma realização da Fapes, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), e investe mais de R$ 41 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

 

Requisitos para concorrer às bolsas

 

O Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais.

 

Edital Fapes 27/2022 – Nossa Bolsa 2023 disponibiliza bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade. O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2018 a 2022 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2023 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

O Programa Nossa Bolsa

O Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado, visa a promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em instituições de Ensino Superior privadas do Espírito Santo e não tenham condições de custear o estudo.

O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a Educação a Distância (Ead), além da pesquisa, extensão e a inovação. 

Serviço:

Programa Nossa Bolsa 2023

 

Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

comunicacao@fapes.es.gov.br

 

 

 

 

 

Categorias

jornalresgate