BANNER TOPO

A Importância de se ter um Centro De Treinamento Certificado em Cirurgias Robóticas no Espírito Santo

 
A criação do Centro de Treinamento em cirurgia robótica no Hospital Meridional é um marco para a medicina Capixaba. E fazer parte deste programa é muito gratificante. Principalmente pelo fato de poder oferecer aos pacientes uma tecnologia que proporciona uma recuperação mais rápida, com menos dor e menor tempo de internação após os procedimentos cirúrgicos altamente complexos.
 
Ter um centro de referência local em cirurgia robótica, democratiza o acesso à essa tecnologia para toda a equipe que lida com cirurgia minimamente invasiva. Isso possibilita mais cirurgiões serem habilitados em cirurgia robótica o que proporciona mais pacientes serem operados por técnicas menos invasivas. É mais pacientes se recuperando mais rápido das cirurgias, com menos dor e menos efeitos adversos.
 
O Cirurgião começa sua habilitação em cirurgia robótica fazendo um treinamento on-line na plataforma da empresa que irá fornecer o sistema. Após esse treinamento on-line ele deverá cumprir uma carga horária mínima de 40h em um simulador com exercícios onde deverá passar por avaliações; Sendo aprovado ele fará um treinamento no centro cirúrgico manipulando a plataforma  robótica sem a presença do paciente, essa fase é chamada de in-service. Durante o treinamento ele deverá também acompanhar a realização de pelo menos 10 cirurgias robóticas realizadas por um cirurgião habilitado. E após todas essas etapas ele passará por uma etapa de treinamento clínico onde poderá realizar as cirurgias supervisionadas por um cirurgião habilitado com vasta experiência em cirurgia robótica, chamado de Proctor. Cumprindo todas essa etapas ele receberá uma habilitação do centro certificador sendo liberado para a realização das cirurgias sem a supervisão do Proctor.
 
A implantação deste programa no estado do Espírito Santo consolida a participação da cirurgia capixaba no cenário nacional e internacional.
 
Isaac Walker de Abreu
CRM-ES 8105
Categorias

jornalresgate