Rose se reúne com prefeitos e o reitor do Ifes para trazer três escolas técnicas
Durante a movimentação para ajudar os municípios afetados pelas chuvas, a senadora Rose de Freitas (PODE-ES) aproveitou para se reunir com a equipe técnica e o reitor do Ifes, Jadir Pela, e com prefeitos de três cidades capixabas para articular a construção de uma escola técnica em Laranja da Terra, Pedro Canário e Presidente Kennedy.
A equipe do Ifes apresentou aos chefes do Executivo de cada cidade os modelos padronizados da instituição – estrutura a partir do tamanho do terreno, orçamento e acolhimento de alunos – para que cada prefeito adeque seu projeto e tenha resultados efetivos.
Já a senadora orientou sobre outros documentos necessários para que, de forma organizada, ela convença o Governo Federal sobre a importância da construção das escolas e consiga o investimento necessário. Em sua passagem por Brasília há duas semanas, aliás, a senadora se reuniu como ministro da Educação, Abraham Weintraub, e adiantou o pleito do Ifes e das prefeituras.
A força tarefa para transformar a educação nas cidades animou os prefeitos, que garantiram já ter cumprido parte do processo e agilizar o que falta.
Josafá Storch, de Laranja da Terra, informou já ter feito estudo de viabilidade, estimado a população a ser atendida – serão mais de mil alunos – e escolhido o terreno, de mais de 96 mil metros quadrados, para a construção do Ifes.
“Este projeto é muito importante para o desenvolvimento de toda a região e é por isso que estamos esperançosos que essa união tenha um final feliz. Obrigado, senadora Rose, pela parceria com o povo de Laranja da Terra e por estar do nosso lado”, afirmou Josafá.
Pedro Canário também já tem o terreno para a construção da escola, de 30 mil metros quadrados, e a aprovação da Câmara da cidade para que a prefeitura dê continuidade ao projeto.
O prefeito, Bruno Teófilo Araújo, adiantou que vai trabalhar para aumentar essa área e agradeceu o empenho da senadora. “O Ifes vai ser um marco no desenvolvimento de Pedro Canário. E a senadora tem feito um grande esforço para nos ajudar. É uma guerreira para o nosso povo”, disse.
Já o prefeito de Presidente Kennedy, Dorley Fontão, já tem o ofício para requisitar a escola e vai elaborar projeto de Lei para ser aprovado na Câmara.
“Vamos trabalhar para que essa obra seja realidade. Estou muito feliz porque a senadora está abrindo as portas para o município em Brasília e vamos agilizar os detalhes burocráticos para, rapidamente, começarmos a obra, sonho do povo de Presidente Kennedy”, contou.
Parceria – A senadora Rose já tem parceria antiga com o Ifes, além de ser conhecida por seu municipalismo. A partir de reuniões semelhantes à desta semana e a “briga” em Brasília, já conseguiu mais de R$ 80 milhões para custeio e construção de unidades do Instituto, como o investimento para edificar o Campus Centro-Serrano, que atende as cidades de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins.
Por Felipe Izar Xavier