BANNER TOPO

Alunos surdos do curso de Florista decoram trilha ecológica do Hotel Senac Ilha do Boi

Alunos surdos do curso de Florista decoram trilha ecológica do Hotel Senac Ilha do Boi.

A trilha ecológica do Hotel Senac Ilha do Boi recebeu um toque especial na última sexta-feira (15). Os participantes do curso de Florista do Senac Espírito Santo decoraram o espaço com o projeto “Natal Tropical”. Os alunos responsáveis pela decoração são surdos e receberam orientação do renomado arquiteto e professor da Academia Brasileira de Artistas Florais (ABAF), Tanus Saab. O projeto contou com apoio de intérpretes de Libras.

O “Natal Tropical” incorpora cores de diferentes flores que são destaques durante o dia e utiliza luzes de forma delicada para iluminar o espaço durante à noite. O arranjo principal é feito de galhos que formam um belíssimo corredor, deixando o cantinho ainda mais interessante para o registro de fotos. A obra ficará em exposição até o dia 6 de janeiro na trilha que dá acesso à área de lazer.

A Instrutora de Educação Profissional do Senac-ES, Bianca Corona, relata como foi a sua experiência com a turma. “O curso está abrindo portas para o mercado de trabalho, proporcionando uma nova expectativa de futuro. Eu fico muito emocionada pela oportunidade de vivenciar com eles toda essa experiência. Acompanhar essa turma afirmativa aguçou a minha consciência e responsabilidade social”, disse.

O arquiteto e orientador, Tanus Saab, disse que ficou empolgado com o projeto. “Eu fiquei impressionado com o desenvolvimento dessa ideia que foi criada não apenas pelos docentes, mas pelo grupo. O aprendizado de como fazer a lista de flores, a escolha dos elementos, a harmonia das cores, e a preparação, é claro, do dia da montagem, considerando logística e transporte, fez com que a turma conhecesse várias etapas desse processo que ocorre antes do evento”, explicou.

Mais que uma decoração elegante que potencializa a beleza da trilha do Hotel Senac Ilha do Boi, o projeto “Natal Tropical” é a demonstração de que a educação profissional transpõe barreiras socioeconômicas e de linguagem, transformando vidas e aumentando o leque de possibilidades para o futuro. 

Referência internacional

O profissional Tanus Saab já contabiliza mais de 1.000 projetos com a sua assinatura. Reconhecido internacionalmente, Saab combina conhecimento arquitetônico com a delicadeza das flores, apresentando requinte e beleza em suas criações. O especialista foi orientador da turma ao longo do Projeto Ao Som das Flores e, agora, auxiliou os alunos no processo de implementação do Natal Tropical.

Sobre a turma

A aluna Milena Domingos, de 31 anos, comentou os desafios de aprender a nova profissão. Ela relata, em Libras, alguns dos seus medos. “Antes ficava muito preocupada se iria realmente aprender. Fiquei com receio de não desenvolver e cheguei até a duvidar se conseguiria, mas os instrutores e os alunos me apoiaram do começo ao fim. Deu tudo certo e sou muito grata pela ajuda”, contou.

Hoje, Milena atua na área graças aos conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem, ainda no Projeto Ao Som das Flores. Os seis alunos que compõem a turma já participaram do Projeto Ao Som das Flores idealizado pelo Senac do Espírito Santo e são beneficiários do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Todo o conhecimento da organização curricular foi transmitido via Língua Brasileira de Sinais. O curso tem duração de 160 horas e teve início no dia 13 de novembro com previsão de conclusão para a próxima quarta-feira (20).

Programa Senac de Gratuidade (PSG)

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é destinado a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que enfrentam dificuldades em ter acesso a cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e a empregabilidade de jovens e adultos.

Sérgio Filho

Departamento de Assessoria de Imprensa
Agência Braspub e Empreendimentos LTDA-ME
Telefone: (27) 3180-0609

Categorias

jornalresgate