​Vila Velha recolhe 11 toneladas de vidro em menos de um mês

 
Texto: Rodrigo Elias
Foto: Assessoria
 

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha comemorou a marca de mais de 11 toneladas de garrafas de vidro recolhidas da cidade em menos de um mês depois da ampliação da coleta seletiva deste material. Além disso, a Prefeitura também passou a receber os chamados “vidros especiais”, como os planos de janelas, espelhos, lâmpadas, entre outros.

O trabalho de coleta regular de garrafas de vidro teve início no último dia 20 de março, e já trouxe um resultado positivo para o meio ambiente e de renda para os recicladores.

A Prefeitura de Vila Velha oferece pontos para descarte voluntário de vidros, como parte da coleta seletiva da cidade. A contribuição dos moradores facilita a destinação correta desse material, que também é uma fonte de renda para a associação de coletores Revive, que possui parceria com o município. Além dos contentores de plástico que recebem as garrafas de vidro, a prefeitura também passou a receber os “vidros especiais” em dois de seus ecopontos.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, a reciclagem do vidro também está ligada ao desenvolvimento sustentável, pois envolve o meio ambiente e aspectos sociais e econômicos. “Quando descartamos os produtos de forma adequada, agregamos valor ao processo e ao material, já que estimulamos o crescimento da reciclagem”, explicou.

Onde descartar o “vidro comum”?

Nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s azuis de plástico) podem ser descartados somente garrafas de bebidas em geral, copos e taças de vidro, frascos de cosméticos e de medicamentos vazios, vidro quebrado e potes de vidro de alimentos em geral. Confira os locais onde estão os PEV’s:
Região I
Praia da Costa: Rua Rio Branco, 208 (próximo ao Edifício Léa Motta)
Glória: Rua Maria Niero da Silva, 12 (em frente ao Peruggia’s Bar)
Praia de Itaparica: Praça dos Ciclistas
Região V
Barra do Jucu: Rua Professor João Cardoso, 164, 29125-040, Vila Velha
Interlagos: Avenida Ipiranga, 25, 29129-668, Vila Velha

Onde descartar os “vidros especiais”? 

Já os “vidros especiais”, como os planos de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, pirex e similares, lâmpadas e blindex devem ser levados a dois locais:

Ecoponto da Fábrica de Manilhas, localizado na Avenida Carlos Lindenberg, 1502, bairro Industrial do Alecrim, ao lado do DER-ES
 
Ecoponto da Praia da Costa, na rua São Paulo, s/n, embaixo da Terceira ponte, próximo às residências oficiais do Exército.

Categorias

jornalresgate