As 7 lições de Ram Charan para se tornar um líder exemplar  

 
Fotos: Renan Donato/Findes
 
 
Autoridade global em liderança compartilhou estratégias de gestão no Fórum IEL de Gestão 2024 
 
O Fórum IEL de Gestão 2024, realizado nos dias 30 e 31 de outubro em Vitória, teve uma abertura marcante do renomado consultor de negócios e guru da liderança Ram Charan. Pela primeira visita no Espírito Santo, como convidado do IEL-ES e da Findes, Charan se reuniu com líderes e empresários capixabas para discutir os desafios geopolíticos, o futuro do mercado e os caminhos para o sucesso na liderança e nos negócios, e ainda destacou estratégias indispensáveis para se tornar um líder extraordinário. 
 
Com mais de 40 anos de experiência, Charan é autor de best-sellers, como Pipeline de Liderança e Execução, e conhecido por sua visão prática e estratégia para transformar o desempenho organizacional, ajudando executivos a impulsionar resultados de alto impacto em um mercado competitivo e em constante mudança. 
 
As 7 lições de Ram Charan para a nova geração de líderes  
 
Ram Charan ressaltou que a liderança e o desenvolvimento de talentos são as maiores vantagens competitivas no cenário atual. “A liderança e o talento são as únicas vantagens competitivas no mundo. Temos a capacidade de formar um grupo excepcional de líderes e talentos. Precisamos identificar e desenvolver as habilidades dentro das organizações”, afirmou Charan.  
 
Segundo ele, é fundamental identificar e fomentar habilidades dentro das organizações para impulsionar um crescimento.  
 
Charan destacou sete estratégias indispensáveis para os empresários: 
 
1 ) Identificar talentos: “O verdadeiro desafio reside em descobrir essas habilidades em pessoas e oferecer oportunidades para que elas se desenvolvam.”  
 
2) Implementar treinamento multifuncional e rotativo: “Encontre o talento e dê tarefas simples no início, para que ele aprenda a essência da empresa como um todo. Depois você passa o escopo principal do trabalho. Implementar treinamentos multifuncionais e rotativos é essencial para estimular a produtividade e a criatividade, além de promover a cultura de aprendizado contínuo.” 
 
3) Investir em tecnologias e digitalização: “A tecnologia é uma aliada fundamental na geração de novas ideias, e é essencial reconhecer o potencial tecnológico que nos cerca, criando condições propícias para o crescimento.” 
 
4) Ter clareza de valores: “A alta gestão precisa ter conhecimento da cultura da empresa e os seus valores têm que estar alinhados com propósito do lugar, para que junto à equipe, gere resultados.” 
 
5) Ter escuta ativa: “A liderança tem que escutar sempre a sua equipe. Ouvir os seus questionamentos, fazer feedbacks em “tempo real”, entender o que se passa com cada um, e resolver a situação, caso haja um problema.” 
 
6) Propor conteúdo de valor: “O líder não pode demandar conteúdos vazios, sem valor para o colaborador. A tarefa precisa ter propósito e ir ao encontro do talento do colaborador. É identificar o talento e propor conteúdos que gerem resultados.” 
 
7) Oferecer a função certa: “Ao colocar as pessoas certas nos lugares certos, não é necessário engajá-las. Identifique talentos, crie oportunidades e dê-lhes funções que amem. Eles vão empreender por conta própria.” 
 
Ele encerrou sua fala ressaltando que os líderes têm o poder de construir uma nação e que seu maior diferencial está na habilidade de desenvolver talentos e inovar na resolução de problemas.  
 
Cenário econômico e os desafios para o Brasil 
 
Ram Charan também discutiu as oportunidades para o Brasil no contexto global, enfatizando que o país precisa acelerar o ritmo de adaptação às mudanças para competir no mercado internacional. Ele elogiou os avanços da indústria e do poder público no país. 
 
“Ser o melhor exige esforço contínuo. As iniciativas estão acontecendo, e vejo os avanços na indústria, economia, gestão empresarial e governos estaduais.” 
 
Segundo Charan, nenhum Estado faz progresso sem: 
 
  • Desenvolvimento de talentos e líderes; 
  • Investimento direto estrangeiro; 
  • Foco em indústrias chave; 
  • Exportação de valor agregado; 
  • Valorização da moeda nacional. 
 
Ao concluir sua participação no Fórum, Charan deixou claro que as empresas brasileiras estão no caminho do progresso, mas que precisam de agilidade e de líderes comprometidos com a transformação para realmente avançarem.  
Fórum IEL de Gestão 2025 já tem data marcada   
 
O Fórum IEL de Gestão do ano que vem já tem data marcada. Será nos dias 30 e 31 de outubro, com um convidado principal: Prof. John A. Davis, professor of Family Enterprise, MIT Sloan School of Management Chairman, Cambridge Family Enterprise Group.  
 
 
Por Anderson Barollo
 


Natália Magalhães

Especialista em Comunicação

Gerência Executiva de Comunicação – Findes
Tel.: (27) 99926-2630
E-mail: nferreira@findes.org.br
Site: www.findes.com.br



Categorias

jornalresgate