Série MONOGRAMA chega à Serra com obras que unem identidade, ancestralidade e emoção

A cidade da Serra recebe, em novembro, a exposição Série MONOGRAMA, um marco inaugural na trajetória pública do artista Hilquias Scardua. O projeto, que já foi maturado em décadas de pesquisa e vivência estética, revela um conjunto de obras que transita entre o abstrato e o figurativo, transformando símbolos, texturas e composições em uma experiência de identidade e expressão

“Hilquias Scardua lança mostra que transforma pintura em diálogo entre vida, memória e simbolismo.”

Mais do que pinturas, cada obra da série é apresentada como fragmento de uma antologia criativa, onde o dourado assume protagonismo simbólico e espiritual. Esse elemento atravessa os contrastes — entre sonho e realidade, natureza e artifício, matéria e essência — iluminando reflexões sobre memória, ancestralidade e continuidade.

Segundo a curadora Silvia Estevam, as obras funcionam como monogramas emocionais, vestígios de vida que ultrapassam a função de assinatura do artista para se tornarem registros de existência e expressão universal.

“A Série MONOGRAMA inaugura sua trajetória pública reafirmando uma convicção que permeia todo o processo criativo do artista: a arte vale uma vida.” — destaca a curadora.

A mostra, está em exposição no Centro Cultural Eliziário Rangel na Serra, dará continuidade no Museu Histórico da Serra e segue para a Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, convida o público a mergulhar em um universo onde a arte não é apenas contemplada, mas sentida e dialogada. O projeto amplia a experiência estética para um encontro entre o visível e o simbólico, o individual e o coletivo, revelando a potência da arte como extensão da própria existência.

O projeto foi contemplado pela Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SETUR).

 

Serviço:

De 01/10/2025 a 14/10/2025

Local: Centro Cultural Eliziário Rangel

R. Humberto de Campos – São Diogo I, Serra – ES

 Suzi Nunes 

Deixe um Comentário