Brazilian Retail Techs in Argentina – BretA 2026

Comitiva com representantes de 11 startups brasileiras, sendo 10 capixabas, participam de visitas técnicas, reuniões com hubs de inovação, encontros com potenciais compradores e participação no Retail Day 2026, o maior evento B2B do varejo argentino

 

O que começou como uma preparação estratégica para internacionalizar negócios já se transformou em uma imersão prática no ecossistema de inovação argentino. Entre reuniões institucionais, visitas técnicas, pitches de startups e conexões com empresas globais de tecnologia, a missão internacional do Brazilian Retail Techs in Argentina – BretA 2026 avança em ritmo intenso pela Argentina, com pontes entre o empreendedorismo brasileiro e um dos mercados mais relevantes da América Latina para o varejo e a inovação.

 

A comitiva, formada por representantes de 11 startups brasileiras, sendo 10 capixabas, participa desde o último domingo (10) de uma agenda de experiências em Tandil e Buenos Aires. São retail techs, ou seja, startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor varejista com foco em melhorar a experiência do consumidor. A programação reúne visitas a universidades, centros de pesquisa, hubs de inovação, empresas tradicionais e gigantes da tecnologia, além de rodadas de negócios e participação no Retail Day 2026, considerado o maior evento B2B do varejo argentino. A viagem segue até o próximo sábado (16), quando o grupo retorna ao Brasil.

 

Promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o BretA2026 integra o programa Brazilian Startups Worldwide (BSW) e tem como objetivo preparar startups brasileiras para atuar internacionalmente, conectando soluções tecnológicas ao mercado argentino.

 

Ainda no início da missão, os participantes vivenciaram momentos de integração e debates sobre diferenças culturais entre Brasil e Argentina, já que internacionalizar vai além de vender produtos ou serviços: envolve compreender hábitos, comportamento de consumo e formas de negociação.

 

Ao chegarem em Tandil, cidade reconhecida pelo ambiente universitário e tecnológico, os brasileiros iniciaram uma verdadeira maratona de conexões estratégicas. Nesta segunda-feira (11), a agenda incluiu compromissos na Intendência de Tandil, além de visitas à Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (Unicen) e ao Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), referências argentinas em ciência, tecnologia e inovação.

 

O grupo também conheceu a Cagnoli, empresa tradicional da região, e participou de apresentações institucionais, pitches das startups brasileiras e rodadas de negócios com empresas argentinas.

 

Segundo o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, que participa da comitiva, a experiência tem proporcionado uma visão prática sobre o funcionamento do mercado argentino e ampliado as possibilidades de internacionalização das startups.

 

“As atividades permitiram aos empresários entenderem um pouco mais da dinâmica produtiva local. Aconteceram os pitches das startups brasileiras do BretA2026, além das apresentações de empresas argentinas e rodadas de negócios, promovendo conexões diretas entre empreendedores, investidores e instituições. Também tivemos uma agenda na Globant, empresa argentina de tecnologia com atuação internacional, trazendo uma visão importante sobre inovação e expansão global”, afirmou.

 

Para ele, a missão representa um passo estratégico para fortalecer a competitividade das startups brasileiras no mercado internacional e pode criar oportunidades concretas para os participantes.

 

“Essas experiências são muito relevantes para os empresários brasileiros porque aproximam as startups de novos mercados, ajudam a compreender o ambiente de negócios argentino e ampliam as possibilidades de parcerias e internacionalização. É uma oportunidade prática de trocar experiências e enxergar tendências que podem fortalecer a competitividade dessas empresas”, explicou.

 

Nesta terça-feira (12), a agenda da delegação continuou em Buenos Aires, com destaque para a visita à Embaixada do Brasil na Argentina, fortalecendo o relacionamento institucional e ampliando o diálogo sobre oportunidades de conexão entre empresas brasileiras e o mercado argentino. Após o fim da missão na Argentina, haverá acompanhamento nacional até novembro, com rodadas de negócio e monitoramento.

Seleção

A missão internacional reúne startups que passaram por um rigoroso processo de seleção e capacitação voltado à internacionalização. Antes da viagem, as empresas participaram de trilhas intensivas sobre negócios, marketing, cultura e estratégias de expansão internacional, incluindo o desenvolvimento de materiais institucionais e preparação para negociações globais.

 

As 10 startups capixabas, que participam da missão são: Futuriza, Infinite Foundry, Checkbits, iaJob, Monnera, Kenit, Takeat, Gerenciar, Foozi e Greenway.

 

A escolha da Argentina como destino da missão é considerada estratégica pela organização do programa. O país reúne grandes redes varejistas omnichannel, hubs tecnológicos, empresas de logística e meios de pagamento, além de proximidade geográfica e cultural com o Brasil, fatores que facilitam a entrada de startups brasileiras no mercado latino-americano.

– O programa promete abrir portas para startups no mercado internacional e conectar soluções inovadoras ao ecossistema varejista argentino. São selecionadas retail techs, ou seja, startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor varejista com foco em melhorar a experiência do consumidor.

– Elas serão levadas para uma trilha intensiva de capacitação, das quais 15 serão escolhidas para participar de uma missão presencial na Argentina, em maio. Além disso, para as empresas capixabas, a Fapes oferecerá auxílio de até R$ 60 mil para custear despesas da missão internacional.

– A iniciativa, que integra o Brazilian Startups Worldwide (BSW), é uma estratégia de internacionalização. Para isso, a Fecomércio-ES e o Connect Fecomércio-ES unem forças com Fapes, Bcome.global, Sebrae e Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores.

*Por que Argentina?*
O país é considerado um dos ecossistemas mais relevantes para inovação no varejo, reunindo:
– Grandes redes omnichannel;
– Empresas de logística, meios de pagamento e consumo;
– Hubs que integram iniciativas privadas e governamentais;
– Diversificação econômica;
– Potencial de crescimento e reformas que o tornam mais atraentes para negócios;
– Proximidade geográfica e cultural com o Brasil;
– O Retail Day, evento estratégico para o setor.


_ Sobre o Sistema Fecomércio-ES*_
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixabas – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Bcome.global


É dedicada à internacionalização de negócios inovadores brasileiros, conectando-os a ecossistemas globais por meio de curadoria e missões, gerando valor para a sociedade brasileira dentro e fora do País.

Fapes
É a autarquia responsável pela política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação no Espírito Santo, fomentando o desenvolvimento científico a partir de apoio financeiro a projetos e bolsas.

Sebrae
A entidade é responsável por promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Sua atuação foca no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração da formalização da economia por meio de parcerias público-privadas, acesso à inovação e crédito, e incentivo à educação empreendedora.

PDI
Para garantir a efetividade da inserção das empresas brasileiras no mercado vizinho, o BretA2026 é alicerçado por parceiros pelo Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores atua para promover a inserção estratégica do Brasil no cenário internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Utilizando ferramentas diplomáticas para fortalecer os sistemas de inovação e aumentar a competitividade global, o PDI é executado pelos SECTECs (Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação) da rede diplomática. No âmbito do BretA2026, essa articulação conta com o suporte direto da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.


Por Kelly Kalle

Foto de divulgação da comitiva do BretA durante visitas a empresas argentinas.

Deixe um Comentário