Encontro das Chefs oferece aulas gratuitas para crianças aprenderem a cozinhar brincando

Crédito: Marcela Sampaio
 
Nos dias 24 e 25 de outubro, crianças de 8 a 12 anos poderão participar de quatro aulas no Cais das Artes, em Vitória, com atividades que envolvem ingredientes, sabores, sentidos, reaproveitamento e muita prática na cozinha

Tem criança que torce o nariz para um ingrediente antes mesmo de saber o que ele é. Entre a curiosidade, a descoberta e a experimentação, o Encontro das Chefs vai levar os pequenos para a cozinha, com a proposta de incentivar a mudança de hábitos alimentares e despertar o prazer pela gastronomia dos pequenos e tudo isso colocando a mão na massa! Nos dias 24 e 25 de outubro, crianças de 8 a 12 anos poderão participar de quatro aulas kids assinadas pela Cozinha Encantada, da chef Déborah Sampaio, dentro da programação do festival, que acontecerá no Cais das Artes, em Vitória.

A programação foi pensada para transformar a cozinha em território de exploração. Em “Exploradores dos Alimentos”, as crianças vão conhecer ingredientes e descobrir suas características, ampliando o olhar sobre aquilo que chega à mesa. Em “Cores, Sabores e Descobertas”, a proposta é experimentar novos ingredientes e descobrir diferentes formas de preparar e combinar os alimentos.

A sustentabilidade ganha espaço em “Missão: Nada se Perde!”, que apresenta o reaproveitamento de alimentos de forma prática e criativa. Já “A Cozinha dos Sentidos” convida os participantes a explorar cores, aromas, sabores e texturas, usando os sentidos como parte da experiência culinária.

Para Déborah, quando a criança participa do preparo, ela começa a perceber que a cozinha é também um lugar de investigação: um ingrediente muda de textura, um aroma aparece, uma massa ganha outro formato e uma combinação inesperada pode virar uma nova descoberta. “O que mais me encanta é ver que elas descobrem que cozinhar vai muito além de seguir uma receita. Elas passam a perceber texturas, aromas e transformações dos ingredientes e, por participarem do preparo, ficam muito mais abertas a experimentar novos sabores”, conta.

A experiência conversa com o que especialistas em alimentação infantil defendem. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a idade escolar é uma fase em que as crianças começam a conquistar mais autonomia e a definir preferências alimentares. A entidade recomenda que elas sejam envolvidas na preparação dos alimentos e destaca a importância das experiências sensoriais como sabor, textura e aparência, na formação dos hábitos alimentares. E a cozinha se transforma numa sala de aula sem quadro, mas com farinha na bancada, cheiro de tempero no ar e muita coisa para descobrir.

Nas oficinas, os participantes vão aprender a medir ingredientes, conhecer especiarias, abrir uma massa, observar transformações e identificar o ponto de uma receita. O objetivo não termina quando a aula acaba. “Eu sempre penso nas oficinas para que elas continuem depois da aula. Elas aprendem coisas que podem levar para casa, mas o meu maior objetivo é que levem a vontade de cozinhar junto com a família”, explica Déborah.

Segundo ela, uma das maiores recompensas acontece quando os pais contam que repetiram uma receita em casa, prepararam um lanche juntos ou transformaram aquele momento em uma nova memória afetiva. Déborah já viu isso acontecer na prática. Em uma oficina de biscoitos, uma das crianças não comia mel. O ingrediente, no entanto, fazia parte da massa. Depois de acompanhar o preparo e experimentar o resultado, veio a surpresa.

“O foco da oficina nunca é convencer a criança a comer, mas criar uma conexão positiva com os alimentos. Quando ela participa do preparo, toca, sente os aromas e vê a transformação da receita, fica muito mais aberta a experimentar. Neste caso do mel mesmo, no fim da aula, ela adorou o biscoito. Para mim, essa é uma das maiores conquistas da cozinha infantil”, afirma a chef.

Para a idealizadora do Encontro das Chefs, Érica Semião, colocar as crianças dentro dessa programação é também uma maneira de mostrar que a gastronomia pode ser uma experiência de aprendizado e convivência. “A cozinha tem esse poder de reunir pessoas, despertar memórias e ensinar de uma maneira muito natural. Quando uma criança participa desse processo, ela não está apenas aprendendo uma receita, está descobrindo ingredientes, desenvolvendo autonomia, experimentando e, muitas vezes, criando junto com a família uma nova forma de estar à mesa”, afirma.

O único festival gastronômico do Brasil voltado exclusivamente à cozinha feita por mulheres, o evento celebra nesta edição o tema “Da terra à mesa”, propondo um olhar para todo o caminho percorrido pelo alimento, da origem no campo e no mar até chegar ao prato.

O Encontro das Chefs 2026 é promovido pela Conexxo, com patrocínio master da ES Gás e apoio do Cais das Artes, OEI, Cooptures, Sebrae e do Governo Federal, por meio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). O evento conta ainda com apoio cultural do Instituto Energisa, correalização do Inades e Senac Espírito Santo e é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Estado da Cultura.

De chef a contadora de histórias à mesa
Formada em Gastronomia pela Universidade Vila Velha (UVV), Déborah Sampaio possui mais de dez anos de experiência na educação infantil e encontrou na maternidade a inspiração para aproximar ainda mais gastronomia e infância. Criou a Cozinha Encantada, marca que reúne oficinas culinárias, kits temáticos e uma linha de congelados pensados para facilitar a rotina das famílias. Hoje, em Vila Velha, transforma a cozinha em espaço de descoberta e de criação de memórias afetivas.

Serviço

Encontro das Chefs 2026
Dias 23, 24 e 25 de outubro de 2026
Local: Cais das Artes – Vitória
Programação e outras informações: https://www.instagram.com/encontro_das_chefs/

LR Comunicação
Mônica Moreira  / Lucas Rezende