Alunos da Escola Técnica Estadual Talmo Luiz Silva são classificados para feira científica nacional .

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, localizado em João Neiva, é vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). 
 

O projeto “Metodologia Ativa Aplicada na Automação e Controle de uma Máquina de lavar”, desenvolvido por alunos do curso de Automação Industrial e Mecânica, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, localizado em João Neiva,  e vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e foi classificado na primeira etapa da IX Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), que acontece de 25 a 27 de outubro. O evento reúne estudantes de todo o País da Educação Básica, Técnica e Profissional das redes pública e privada e será transmitido em plataforma virtual.

O projeto classificado será analisado pela Comissão Científica durante o evento e trata-se de um protótipo para uma lavanderia industrial, utilizando equipamentos como controlador lógico programável CLP, motor, inversor de frequência, IHM, sinaleiros, sensores, botões, disjuntor, switch etc. Os alunos realizaram a instalação elétrica dos componentes, programação do controlador, simulações, testes, elaboração de relatórios/registros e desenvolvimento de vídeo com apresentação do protótipo.

A Febrat, feira científica, promove a divulgação de trabalhos desenvolvidos por estudantes sob a orientação de professores das diversas áreas de conhecimento. “A feira científica promove a divulgação de trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica e está em sintonia com as ações da Secretaria ao estimular o conhecimento e a troca de experiências entre os estudantes. A ciência, a tecnologia e a educação abrem portas e são de extrema importância para o desenvolvimento, para a criação de oportunidades para os capixabas, por isso, o Governo do Estado tem intensificado investimentos nestes segmentos”, disse o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

O secretário completou: “já temos resultados positivos em indicadores nacionais e importantes para a elaboração de políticas públicas. A participação dos nossos estudantes em eventos como este, que discutem a inovação, demonstra a relevância dos Centros de Educação Técnica para jovens e adultos capixabas. É a educação sendo transformadora da realidade e construindo um futuro com dignidade e oportunizando uma vida melhor.”
Já o diretor do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, Natalino Gardi, falou sobre a importância da participação na feira. “A participação em eventos que divulguem o importante trabalho educacional e técnico desenvolvido nos cursos tem sido incentivada pela gestão da instituição, buscando oportunizar um processo de ensino e aprendizagem de qualidade utilizando metodologias atuais, com as quais os alunos são protagonistas na construção do conhecimento de forma colaborativa”, avaliou.

Para um dos coordenadores do projeto Maikson Adalto Baldan “o trabalho oportuniza a participação de todos proporcionando o máximo de conhecimento teórico e prático do curso Técnico em Automação Industrial, além de oportunizar a experiência utilizando equipamentos e desenvolvendo soluções para a construção de uma lavanderia industrial automatizada”, disse.

“Dentre muitos outros possíveis processos industriais, este foi selecionado por ser de fácil compreensão para todos que queiram acompanhar as etapas em execução do controle automático do projeto”, destacou o professor Rogério Machado, que também coordena o projeto.

A apresentação dos projetos ocorrerá nos dias 25 a 27 de outubro, por meio do canal Museu Ponto no Youtube.

A FEBRAT

É um projeto de extensão organizado e realizado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG), pelo Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC), visando à integração entre o conhecimento gerado nas instituições educacionais de todo o país e a socialização da produção deste conhecimento, além de estabelecer parcerias entre os Colégios de Aplicação, as Instituições Federais de Ensino Superior, as Escolas Técnicas e demais instituições de ensino da Educação Básica e Profissional.

A FEBRAT promove a divulgação de trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diversas áreas de conhecimento. O tema adotado para a IX FEBRAT será “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”, em consonância com a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis

jornalresgate