970x250_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_

Alunos do Sesi de Cachoeiro vão representar o  Brasil em torneio internacional de robótica no México

Crédito: Divulgação 

Equipe Tech Dragons conquistou o 1º lugar no Innovate Award durante o torneio nacional realizado em março, em Brasília, e garantiu vaga na etapa internacional da FTC 

 

A equipe Tech Dragons, formada por seis alunos do Sesi Cachoeiro de Itapemirim, vai representar o Brasil em uma das maiores competições internacionais de robótica educacional. Eles embarcam no dia 20 de maio para Monterrey, no México, onde participam do México Premier Event, etapa mundial da First Tech Challenge (FTC), entre os dias 22 e 24 de maio. 

Com idades entre 15 e 16 anos, os estudantes conquistaram a vaga após vencerem o 1º lugar no “Innovate Award” na etapa nacional da FTC, destaque que os classificou para o torneio internacional. A Tech Dragons é formada por Alicia Lima Carari, Laura Gomes Roberte Silva, Henrique Silva Sant’Anna, Gabriel Fragoso Ferreira, Eduardo Cereza Rodrigues e João Vitor Miranda de Oliveira, todos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, junto aos seus professores Leandro Bayerl e Natanael Tomazeli. 

A FTC avalia habilidades em programação, engenharia, inovação e trabalho em equipe. Durante o evento no México, os jovens terão que apresentar seus projetos para juízes e competir com robôs em rounds contra outras equipes de até 32 países. 

Para Henrique Silva Sant’anna, do 1º ano, a experiência é muito mais do que uma competição. 

“A FTC representa muito mais do que uma simples competição de robótica; é uma oportunidade única de aprendizado, crescimento e trabalho em equipe. A cada desafio enfrentado e a cada erro cometido, estou adquirindo lições que não poderiam ser aprendidas em livros ou cursos. Estou empolgado com a ideia de competir no México. Vai ser inesquecível vivenciar novas culturas, fazer amizades e trabalhar em um ambiente internacional. Representar minha equipe, minha escola e meu país é uma experiência cheia de emoções e aprendizado”, contou. 

O retorno da equipe está previsto para o dia 25 de maio, após três dias de muita competição, ciência e novas experiências.    “Experiências como essa transformam a trajetória dos nossos estudantes. Ao vivenciarem desafios reais do setor industrial e da economia global, em um ambiente internacional, eles ganham confiança, desenvolvem pensamento crítico, aprimoram sua capacidade de resolver problemas, trabalham em equipe e vivenciam experiências que podem transformar seu futuro profissional. Isso potencializa o aprendizado e reforça o papel da educação Sesi de formar cidadãos completos, preparados para serem profissionais capazes de inovar e transformar o mundo”, ressaltou o superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai, Geferson dos Santos. 

Parceria entre Sesi e FIRST promove avanço da educação tecnológica no país 

O Sesi é o operador oficial no Brasil das competições da FIRST. Com isso, se une ao propósito da organização internacional de tornar o Brasil, a cada ano, mais engajado e fortalecido em programas de robótica educacional, promovendo Educação Tecnológica e preparando jovens para os desafios do mercado de trabalho.    A FTC, por sua vez, é uma das maiores competições de robótica do mundo voltada para o ensino médio. Nela, os estudantes projetam, constroem e programam robôs autônomos para cumprir missões em arenas competitivas, sendo avaliados não apenas pela performance técnica, mas também por valores como inovação, cooperação e impacto social. 

Por Yan Carlos Barbosa

Categorias ,

Jornal Resgate