970x250_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_

Artistas do Chile realizam residência artística em São Mateus, no Espírito Santo

Por Julia Ourique – Assessora de imprensa

Coletivo Elenco Vivo, do Chile, realiza residência artística em São Mateus (ES) – Crédito: Divulgação


O coletivo de artistas do Chile, chamado Elenco Vivo, aterrissa na Galeria A Margem, em São Mateus (ES), entre os dias 27 e 31 de maio (terça-feira a sábado), para realizar residência artística em parceria com o ponto de cultura Belas Artes Projetos Culturais. O projeto gratuito conta com atividades em que os participantes irão explorar as metodologias “Viva” e “Somática”, culminando em uma mostra dos resultados criados e vivenciados. O foco será a celebração dos corpos periféricos, à margem da América Latina, como ferramenta de pensamento crítico e expressão artística.

 

Link para inscrições: https://forms.gle/6fWA4SkU145AWkpV9

 

O projeto é parte da pesquisa sobre o órgão vivo e manto externo do sistema nervoso, a nossa pele, e é a partir dela que recebemos informações e histórias. A investigação questiona como somos atravessados por uma estrutura sistemática, quanta flexibilidade é necessária para que possamos gerar novas memórias e respostas?

 

A residência artística será realizada pelos facilitadores e artistas, Vicha Leiva, Sebastiàn Gaytan, Caven Muñoz e Davor Koscina as atividades são abertas ao público em geral, com prioridade para jovens artistas entre 15 e 29 anos residentes de bairros em situação de risco e vulnerabilidade social. O resultado da residência de criação, utilizando diversas linguagens artísticas, será uma peça viva, a partir da criação não hierárquica e propostas corporais da performance, dança contemporânea e a música ao vivo.  A mostra acontecerá no dia 31 de maio (sábado) e será um processo ativo e presente tanto para quem assiste como para quem habita o processo individual e coletivo.

 

Todas as ações são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade em audiodescrição e LIBRAS. 

 

 

Residência artística A Margem reúne dança e multilinguagens artísticas

 

A residência artística A Margem é uma proposta que visa promover um intercâmbio cultural e criativo entre o Chile e a comunidade local do município de São Mateus, através do desenvolvimento de práticas de dança contemporânea que integrem ancestralidade e território. Esta proposta é uma ação da galeria A Margem, um projeto que busca dar visibilidade e promover atividades formativas com a comunidade periférica.

 

Toda programação da residência artística possui recursos de acessibilidade em audiodescrição e LIBRAS. O projeto, organizado pela Galeria A Margem e realizado com recursos viabilizados pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura, governo do Espírito Santo.

 

Conheça os artistas responsáveis pela residência

 

Vicha Leiva: Bailarina contemporânea periférica, pesquisadora do movimento, capoeirista e pesquisadora das linguagens da América Latina e África. Desde cedo, buscou espaços de formação, o que a levou a obter uma bolsa da Embaixada do Brasil, em 2012, para estudar na Unicamp. Trabalhou como professora em vários espaços sociais, centros culturais e escolas no Chile e em outros países da América Latina. Nos últimos sete anos, ao retornar ao Chile, fundou o projeto Elenco Vivo, que hoje está no Brasil. Durante este período, formou e gerou competências de pedagogia da dança, para mais de 400 pessoas, o que lhe permitiu obter grande experiência em produção e gestão cultural.

 

Sebastián Gaytan: Arquiteto, intérprete e explorador do movimento. Desde a universidade começou a se aprofundar na dança e no movimento, se formando de maneira autodidata com diferentes profissionais da dança contemporânea no Chile. Participou de diferentes projetos de movimento e performance na região do Valparaíso, com temáticas que relacionam o corpo dissidente, a coletividade e contextos sociais.

 

Caven Muñoz: Designer de ambientes sonoros e compositor musical para relatos de poesia, mostras de dança e performances. Desde 2021, explora as artes cênicas como performer e intérprete em dança contemporânea. Em suas propostas, busca o contato com elementos de ambientes naturais e assim promover o respeito e cuidado pela natureza, que é sua fonte principal de inspiração.

 

Davor Koscina: Designer e artista cênico. Sua pesquisa, desde 2016, envolve expressões populares de carnaval e ritmos afrolatinos. Estuda também, por meio do teatro físico e do uso da máscara, expressões extra cotidianas, buscando movimentos que permitam ver o corpo como um elemento em constante transformação.

Serviço

 

Residência artística – Elenco Vivo

Data: 27 a 31 de maio (terça-feira a sábado)

Horário: 18h às 21h

Entrada gratuita

Inscrições: https://forms.gle/6fWA4SkU145AWkpV9

Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais

Endereço: Avenida Cricaré, nº 1719 – Cacique – São Mateus/ES

Classificação: Livre

 

Mostra de resultados da residência artística

Data: 31/05/2025 (sábado)

Horário: 19h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais

Endereço: Avenida Cricaré, nº 1719 – Cacique – São Mateus/ES

 

 

Categorias

Jornal Resgate