Barra de São Francisco ganha time profissional para representar o francisquense e o Norte do Espírito Santo


Por Ricardo Madureira – 17 Abril 2025


O município de Barra de São Francisco finalmente acaba de dar um passo histórico no esporte: a cidade agora conta com um time profissional seu (na verdade nosso) que irá representar com muito orgulho todo francisquense no campeonato estadual e nacional. Trata-se do Gálatas Esporte Clube, conhecido como Leão do Norte, que disputará a Série B do Campeonato Capixaba a partir de agosto de 2025 — a divisão de acesso à elite do futebol capixaba e mandará seus jogos no estádio municipal estádio Joaquim Alves de Souza, a toca do leão.
Um projeto com raízes francisquenses. Segundo o presidente do clube, Wander Gadita, conhecido como Gadita, a escolha de trazer o time para Barra de São Francisco, já que havia um outro munícipio querendo o time, teve um significado especial. Em primeiro lugar devido o entusiasmo, apoio e visão do prefeito Enivaldo dos Anjos, que se colocou à disposição para receber o time em nossa cidade. Depois, porque esse time em Barra de São Francisco seria uma homenagem ao seu amado e saudoso pai José Alves de Souza, o nosso sempre bem-humorado, Zé Linguiça, locutor, técnico de rádio e um apaixonado pela nossa cidade, aliás, uma figura muito querida de todo francisquense.
“Trazer o Gálatas para Barra de São Francisco é mais que um projeto esportivo. É uma forma de honrar a memória de meu saudoso e amado pai, que sempre viveu e respirou essa cidade. Ver o time jogar na cidade onde ele nasceu, viveu e morreu, é realmente algo muito emocionante para mim, também para minha família e meus irmãos. E mais, tendo o apoio do meu amigo e prefeito Enivaldo dos Anjos, um homem público de loga história política, visionário, do bem e apaixonado pelo esporte, não tem como não considerar esse tipo de coisa, entende?”, afirmou Gadita.
Os jogos do Gálatas na série B do campeonato capixaba de 2025, que tem seu início marcado para o dia 09 de agosto desse ano, serão realizados na Toca do Leão, estádio municipal Joaquim Alves de Souza, que possui capacidade para 5 mil torcedores sentados e confortáveis, que já está regularizado para receber partidas profissionais, inclusive o jogo da grande final entre o Gálatas e quem vier. A chegada do clube promete movimentar o esporte local, aquecer a economia, gerar empregos locais diretos e indiretos, dar maior visibilidade estadual e nacional para o município, a exemplo do que está ocorrendo com o time Mirassol Futebol Clube, um clube de futebol da cidade de Mirassol, cidade próxima a São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, além de abrir as portas para novos talentos da região que a partir de então poderão ter no Gálatas Esporte Clube a realização de seus sonhos, ser um jogador profissional de futebol. E quem nunca sonhou quando jovem em ser um jogador de futebol que atire a primeira pedra!
O projeto foi oficialmente apresentado ao prefeito Enivaldo dos Anjos no início de 2025, durante uma reunião, em que o prefeito imediatamente demonstrou total apoio à iniciativa e se colocando à disposição. Além de ceder o estádio municipal para os jogos, CTs de treinamento o prefeito Enivaldo dos Anjos não descartou a possibilidade de estuda a doação de uma área, ao grupo de empresário dono do time, para a construção de um Centro de Treinamento (CT) moderno, com alojamento e um estádio, com estrutura moderna, visando a formação de jogadores, com estrutura esportiva de nível estadual, nacional e internacional, que não ficará atrás de nenhum outro time grande do Brasil.

Pré-temporada do Gálatas tem programação para começar em julho. Para o Gadita, que conversou com exclusividade com o Dom Oleari Portal de Notícias, essa será uma grande oportunidade para aproximar o time de seus torcedores, pois bem como dito pelo prefeito Enivaldo, esse time não é da prefeitura, do prefeito, do grupo de empresários, mas do povo francisquense, que vê nesse time a realização de um sonho antigo do município, revelou o presidente. Ainda segundo o Gadita, a pré-temporada que começa em julho terá foco total na preparação para a estreia do time no campeonato capixaba da série B, que começará no mês de agosto.
O Gálatas Esporte Clube é controlado pela empresa Brand Sport Marketing Esportivo, de Vitória, composta pelos sócios Adriana Souza (relacionamento institucional), Wander Gadita (presidente), Ricardo Araújo (departamento de marketing e comercial) e Thiago Carvalho (administrativo e contábil) — um grupo com experiência em marketing esportivo, marketing para clubes, gestão e planejamento de carreira de atletas, ações e estratégias de comunicação, ativação de patrocínio, e branding para o mundo do esporte. “Diante de nossa expertise no ramo do esporte, estávamos a procura de um clube de futebol para investir desde o ano passado (2024), chegamos a conversar com dezenas de outros clubes, sempre com a orientação de nosso departamento jurídico comandada pelo dr. Leonardo foi então que chegamos ao time do Espírito Santo Futebol Clube, que pertencia ao respeitado empresário, amigo e parceiro Rogério Salume, ex-dono da Wine Vinhos. Inclusive, no início desta semana já conversamos com o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, demonstrando nosso interesse em disputar o campeonato da série B deste ano, e nos compromissando a participar da próxima reunião arbitral que acontecerá no início do mês de maio, com isso, na próxima semana daremos início aos trâmites oficiais para registrar oficialmente o Gálatas Esporte Clube como o mais novo clube de futebol do Espírito Santo”, destacou Gadita.
A ideia é montar um elenco competitivo, mas com sabedoria e responsabilidade financeira, com jogadores de qualidade e dispostos a assumir a responsabilidade de levar o Gálatas a primeira divisão do capixabão 2026, inclusive, com daremos oportunidades aos atletas da própria cidade, como também atletas da região Noroeste e de todo o nosso estado. “Já estamos negociando com dois treinadores e devemos definir o nome do técnico do Leão do Norte já na próxima semana, se Deus quiser, para que ele possa começar a monitorar o mercado capixaba, juntamente com o nosso diretor de futebol, Lucas Caruso, com o objetivo de formar um time forte e capaz de dar orgulho a nossa massa de torcedores francisquenses do Leão do Norte”, destacou o presidente Gadita.

Por fim, entendemos que com essa iniciativa sensível e aguardada por todos, do prefeito Enivaldo dos Anjos, nosso líder maior da cidade e da política da região norte e noroeste capixaba, juntamento com a visão empreendedora do Gadita e de seus sócios, Barra de São Francisco não apenas ganha um clube profissional, para torcer e chamar de seu, mas assume o protagonismo para o fortalecimento do esporte no norte do Estado, unindo torcida, poder público, gestão esportiva, iniciativa privada e oportunidades para os jovens talentos francisquenses de poder quem sabe no futuro próximo representar nossa cidade e nosso país na Seleção Brasileira, a exemplo atacante capixaba Richarlison, que começou sua trajetória jogando futebol no Espírito Santo, tendo passado, em 2013, pelas categorias de base do time aguiabranquense, Real Noroeste.
Agora é esperar, se preparar, apoiar e torcer pelo nosso tão desejado e esperado time Gálatas Esporte Clube.
Vamos lá Leão do Norte, nossa cidade e nossa torcida é para você!

 

Deixe um Comentário