Capixabas ajudarão a escolher personalidades homenageadas na Calçada da Fama do esporte

Capixabas de todas as partes do Estado e demais amantes do esporte serão parte fundamental na eleição dos atletas e personalidades do mundo esportivo imortalizados na Calçada da Fama, idealizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) com o objetivo de homenagear atletas, paratletas, técnicos e outras personalidades esportivas que tiveram sucesso em suas carreiras e influenciaram positivamente o esporte no Espírito Santo.

A participação do público na escolha dos eleitos acontece graças às mudanças realizadas no Decreto nº 4641-R, que dispõe sobre a criação da Calçada, e que foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (30).

A principal mudança no texto trata da participação do público na escolha final. A partir de agora, dos cinco eleitos para compor a Calçada da Fama anualmente, três serão eleitos pelo júri técnico e dois serão escolhidos pela internet, em votação aberta, que todos podem participar.

Outra alteração importante diz respeito a ampliação do júri técnico que passa de cinco para 20 pessoas, como informa o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

“São mudanças importantes que fizemos para valorizar ainda mais aqueles que serão eternizados na Calçada da Fama. Apesar de ter sido ampliado, o júri permanecerá totalmente técnico, sendo composto, em sua maioria, por jornalistas e cronistas esportivos que lidam diretamente com o esporte, além de presidentes de federações, secretários municipais de esportes e homenageados em anos anteriores”, detalha.

Como vai funcionar?

A primeira parte da votação da Calçada da Fama será feita exclusivamente pelo júri técnico. Cada um dos 20 membros da Comissão de Avaliação vai escolher cinco nomes, totalizando um máximo de 100 nomes possíveis.

Finalizada a votação da Comissão de Avaliação, a Sesport vai realizar a soma dos votos e selecionar os 15 mais citados para a segunda fase.

Em seguida, será aberta a votação, realizada on-line pela Secretaria, com duração de 30 dias, para eleger os dois mais votados escolhidos pelo público. Além disso, serão contemplados os três mais votados pela Comissão, que não selecionados na votação pela internet, totalizando os cinco homenageados.

Para dar celeridade ao processo, a previsão da Sesport é que a escolha dos membros da Comissão de Avaliação aconteça até junho, com os indicados realizando seus votos nos dias seguintes à nomeação.

Confira como serão as etapas de escolha na arte abaixo:

Inauguração

Prevista para março deste ano, a inauguração da Calçada da Fama com a homenagem aos 10 primeiros homenageados precisou ser suspensa devido a pandemia do coronavírus.

“Este vai ser o primeiro espaço do Estado feito para homenagear nossos atletas e todos aqueles que tanto fizeram pelo esporte capixaba, por isso não achei justo realizar a inauguração sem a presença dos homenageados e do público. A Calçada da Fama já está pronta, com as estrelas estão instaladas. Estamos esperando só que a situação se normalize para fazer um evento de inauguração tão belo quanto a trajetória dessas pessoas que ficarão eternizadas aqui”, explicou o secretário.

Confira a lista dos primeiros homenageados e suas modalidades:

Geovani Silva – Futebol

Currículo: Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Seul (1988), Campeão da Copa do Mundo Sub-20 (1983);

Venicius Ribeiro (Buru) – Futebol de areia

Currículo: Melhor jogador do mundo em 2007 e cinco vezes campeão da Copa do Mundo (2000, 2004, 2006, 2007 e 2009)

Fábio Luiz Magalhães – Vôlei de Praia

Currículo: Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), campeão mundial em 2005

Neymara Carvalho – Bodyboarding

Currículo: Pentacampeã mundial de bodyboarding (2003, 2004, 2007, 2008 e 2009)

Tayanne Mantovaneli – Ginástica Rítmica

Currículo: Três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007) e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003).

Frank Brown – Voo Livre

Currículo: Doze vezes campeão brasileiro e quatro vezes recordista mundial de voo à distância (2007,2012² e 2015)

Daniel Mendes – Paratletismo

Currículo: Medalha de ouro no revezamento 4×100 rasos nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016), prata nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012) e bronze nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016)

Juliétty Tesch – Vela

Currículo: Hexacampeã Brasileira de vela, classe Laser. Árbitra da final da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio (2016).

Alison Cerutti – Vôlei de Praia

Currículo: Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio (2016) e prata em Londres (2012). Quatro vezes eleito Rei da Praia.

Nilo Etienne Duarte – in memorian

Currículo: Criou a Federação Espírito Santense de Futsal em 1984 e foi maior incentivador da modalidade no Estado.

Informação à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

Categorias

jornalresgate