Comissão de Agricultura da Assembleia debate incentivos e projetos para o setor da pesca no ES


A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), realizou reunião virtual na manhã desta terça-feira, 08, para discutir os Projetos de Fomento Aquícola e o Pescamar–ES, desenvolvidos pela Coordenação de Aquicultura, Pesca e Produção Animal da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – SEAG; ES.
 
De acordo com José Alejandro Garcia, Coordenador de Aquicultura, Pesca e Produção Animal, o objetivo da secretaria estadual de agricultura é fomentar nos municípios capixabas a produção de pescado como forma de diversificação da produção agrícola dos pequenos produtores e pescadores artesanais. As ações são realizadas em parceria com o IFES, IDAF e o Incaper.

O Pescamar-ES tem duração de dois anos e é voltado para as comunidades de pesca do ES. “Além de identificar e apresentar soluções para as demandas dos pescadores, o projeto também vai elaborar processos de captura do pescado de forma sustentável”, esclareceu Victor Hugo Valério, coordenador do Pescamar-ES, do IFES de Piúma.

“Eu fico imensamente feliz em ver essas ações voltadas para o setor pesqueiro de nosso Estado, que normalmente é esquecido pelo poder público. Os pescadores, principalmente os artesanais trabalham muito e não tem acesso à saúde por exemplo. O pescado tem um valor excepcional, é uma proteína boa para consumo e importante fonte de renda para o Estado e os municípios, mas que infelizmente não reflete em qualidade de vida para os pescadores. Por isso fiz uma indicação ao governo do Estado pedindo a criação de um Fundo de Apoio ao Setor Pesqueiro, para atender os pescadores artesanais, propriciando melhores condições de trabalho e renda para os mesmo”, declarou a deputada Janete de Sá, presidente da Comissão de Agricultura.

Participaram da reunião o secretário estadual de agricultura, Paulo Foletto, Dorval Uliana, Subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, integrantes do IFES de Piúma e de Itapina, Prefeitura de VV, representantes dos pescadores e os deputados que integram a Comissão de Agricultura.
 
Janete de Sá
Deputada Estadual
Categorias

jornalresgate