970x250_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_

Concerto no Teatro Glória marca os 71 anos da Fames

Orquestra Sinfônica da Fames abre temporada 2025 em clima de comemoração.

 

Em comemoração aos 71 anos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), a orquestra sinfônica da instituição apresenta, na próxima terça-feira (20), às 20 horas, no Teatro Glória, no Centro de Vitória, o “Concerto de Aniversário Fames”. A data marca a inauguração da então denominada “Escola de Música do Espírito Santo” (Emes), em 1954.

A Orquestra Sinfônica da Fames (Osfa), formada exclusivamente por estudantes e professores da instituição, levará ao palco interpretações neoclássicas de compositores dos séculos XVII, XIX e XX, sob a direção artística e regência do professor Fellipe Carnauba.

O concerto terá ainda a participação do professor e violonista Belquior Guerrero, que atuará como solista na interpretação da obra “Petit Concerto de Société, opus 140”, do compositor Ferdinando Carulli (1770-1841).

“A Fames acompanhou as mais diversas transformações da sociedade no século XX e tem se posicionado com vigor diante dos intensos desafios deste quarto de século XXI, mantendo-se sempre como referência na formação de músicos e educadores musicais, um grande orgulho para todos os capixabas. No decorrer das décadas, a Fames sempre avançou e em suas entregas, está se modernizando cada vez mais e ampliando sua área de atuação, o que nos dá bons motivos para comemorar e compartilhar este momento com a comunidade”, afirma o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

Avanços e transformações

Nos últimos anos, a Fames vem implementando profundas reestruturações nos cursos de graduação e toda a estrutura acadêmica foi digitalizada e modernizada. Novos espaços físicos foram criados para realização de aulas e concertos didáticos. A instituição também contratou recentemente, por meio de concurso público, mais de 40 novos professores.

Atualmente, a instituição anexou à sua estrutura física um andar inteiro do Edifício Março, próximo à faculdade, com novas salas de aula amplas e equipadas, além de salas administrativas. O auditório do Ciretran, também no Centro de Vitória, com estrutura de teatro, é outro novo espaço onde ocorrem aulas, ensaios e apresentações musicais da instituição.  

Além disso, foram criados dois cursos de pós-graduação e cursos de extensão em diversas áreas, que estão sendo ofertados em 19 municípios do Estado. Os programas de iniciação científica e de bolsa monitoria, atendem dezenas de estudantes, que recebem ajuda de custo e vivências práticas, além de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Também está em fase final um projeto de melhorias na estrutura do prédio principal, que inclui obras e ampliação de salas de aula, biblioteca, auditório, refeitório, salas administrativas, áreas comuns e fachada. As ações ainda contemplam o aumento do número de salas de aula e a criação de um novo estúdio de ensaios e gravações.

 

Serviço:

Concerto de Aniversário Fames 71 anos

Com: Orquestra Sinfônica da Fames

Regência: Fellipe Carnauba

Solista: Belquior Guerrero

Data: 20/05 (terça-feira)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória / Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória, Espírito Santo.

Por Sandro Barbosa 

Categorias

jornalresgate