Curso de Formação Musical da Fames vai ampliar a oferta do Ensino Musical para a comunidade

Com reformulação na estrutura curricular, o curso de extensão vai ser mais flexível e acessível, para “destravar” o aprendizado e formar mais músicos.

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) está reformulando um dos seus principais projetos de extensão, o Curso de Formação Musical (CFM), que habilita instrumentistas e cantores populares e eruditos.

Entre as principais mudanças, está a criação de dois cursos distintos: o CFM em Teoria e Percepção Musical, em que o estudante terá acesso ao conteúdo teórico, e o CFM Performance, no qual o aluno vai progredir em seu instrumento musical ou canto, na prática.

“Com o desmembramento do curso nesses dois blocos, os interessados poderão agilizar a sua jornada de aprendizado e estudar de forma mais interativa, de acordo com o seu perfil, interesses e necessidades”, afirma o diretor geral da Fames, Fabiano Araújo.

Antes, CFM durava até seis anos de curso. Agora, contará com uma grade curricular flexível e independente. O tempo de duração do curso também varia, conforme o instrumento escolhido.

As reformulações ocorrem para acompanhar as mudanças no perfil dos alunos e as facilidades que as ferramentas tecnológicas trouxeram para o ensino. “O aluno desse novo século utiliza a inteligência artificial, convive com o imediatismo do mundo on-line e outras tecnologias que estão presentes em todas as esferas. A forma de aprender é interativa e dinâmica e a Fames está se atualizando a esse novo mundo”, comenta o diretor.

Ele destaca ainda que a parte teórica do ensino deverá migrar para o sistema EAD – Educação a Distância – ampliando o acesso de pessoas interessadas. Com isso, as instalações físicas da faculdade abrem mais espaço para o estudo prático e para a performance musical.

Também na modalidade a distância, serão implementados um curso introdutório (Música para Todos) e um pré-vestibular intensivo, que darão suporte aos interessados para participarem dos processos seletivos, seja do CFM, ou dos cursos de graduação.

Espera-se que a instituição tenha como resultado um maior fluxo de alunos formados e a abertura de mais vagas anuais, além de também alcançar aqueles que necessitam aprender “do zero” para ingressarem na Fames.

Qualidade no ensino

Com quase setenta anos de existência, a serem completados em 2024, a Fames se mantém como referência em qualidade de ensino musical. Recentemente, a faculdade realizou concurso público para a contratação de cerca de 40 novos mestres e doutores em diversas áreas, vindos de várias regiões do país, que já estão em atividade na instituição.

“Aliados aos professores veteranos, o novo quadro de educadores efetivos está garantindo a organização dos departamentos e o planejamento de um projeto pedagógico para os próximos trinta anos, aliando tradição e inovação”, pontua Araújo.

Assessoria de Comunicação da Fames


Sandro Costa Barbosa

Categorias

jornalresgate