Desenvolvimento de negócios ligados à biotecnologia é possível com recursos do Bandes

Incentivo ao setor é uma das prioridades no planejamento do banco para geração de emprego e renda na economia capixaba.

A área de biotecnologia possui grande potencial de crescimento com a abertura, modernização e expansão de negócios que atuam no desenvolvimento de produtos e processos biológicos por meio da ciência e da tecnologia. Os empresários capixabas interessados em investir no setor possuem linhas de crédito disponíveis no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

A atuação do Bandes em negócios ligados a biotecnologia é fruto do novo modelo de atendimento comercial do banco, adotado no planejamento estratégico da instituição em 2019. A priorização do atendimento setorial está articulada aos diagnósticos levantados pelo Projeto Indústria 2035, estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), que diagnosticou status e tendências de diversos segmentos da economia.

De acordo com definição da Organização das Nações Unidas (ONU), biotecnologia é classificada como “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico possibilitou o processamento e entendimento da informação genética de microrganismos para pesquisa e desenvolvimento de novos processos biotecnológicos, com destaque em práticas da Indústria 4.0 no setor da Biotecnologia Industrial.

As áreas da biotecnologia aplicadas na indústria são variadas, pois abrangem diferentes áreas do conhecimento que incluem desde a ciência básica (como biologia molecular, microbiologia, etc.), a ciência aplicada (como técnicas imunológicas, químicas e biológicas) com tecnologias diversas (como informática, robótica e controle de processos).

Das áreas da biotecnologia aplicadas na indústria que podem ser apoiadas pelas linhas de crédito do Bandes estão as seguintes:

– Indústria farmacêutica: desenvolvimento de novas drogas, produção e melhoramento de antibióticos, vacinas, estabelecimentos de terapias gênicas e demais projetos para tratamentos de doenças em animais e plantas;

– Indústrias de análises: desenvolvimento de testes de diagnósticos clínicos. Alimentícios agrícolas e ambientais;

– Indústria da agricultura: desenvolvimento de uma gama de variedades de remédios para plantas, sementes mais resistentes a pragas e condições climáticas, pesticidas menos impactantes para a saúde humana e ambiental etc;

– Indústria alimentícia: produção, controle e melhoramento de alimentos e bebidas;

– Indústria química: produção de insumos químicos, enzimas e proteínas recombinantes;

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória

App disponível para Android e iOS

www.facebook.com/bandesonline

www.bandes.com.br

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Bárbara Deps Bonato

Wilson Igreja Campos

comunica@bandes.com.br

www.facebook.com/bandesonline

jornalresgate