Dia do Professor: Atuação de Majeski confirma compromisso com valorização.

Equiparação dos salários dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente; instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula utilizadas por alunos e profissionais da educação; ampliação da oferta de vagas de capacitação de professores no programa Pró-Docência Stricto sensu; permissão para que os professores das escolas estaduais cumpram, no sistema home office, a carga horária destinada à jornada de planejamento semanal; e intervenção para que as ausências previstas na legislação não provoquem descontos no Bônus Desempenho.

Essas são algumas das proposições bem atuais apresentadas pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSB) para melhorar as condições, fortalecer e valorizar o trabalho dos profissionais da Rede Pública Estadual.

Noutra esfera de atuação, Majeski foi o autor da denúncia na Procuradoria Geral da República sobre a irregularidade praticada pela administração estadual capixaba, por uma década, ao contabilizar o pagamento de servidores aposentados da Secretaria de Estado da Educação como investimento obrigatório em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).

No período, com a manobra irregular, cerca de R$ 6,1 bilhões deixaram de ser investidos na educação pública capixaba e após o julgamento do Supremo Tribunal Federal em 2020, condenando e proibindo a prática, o Governo do Estado passou a ser obrigado a investir realmente 25% do total da arrecadação de impostos em MDE. Com isso, o orçamento da educação para o ano de 2021 foi incrementado em R$ 324 milhões, permitindo uma série de novos investimentos. A atuação agora de Majeski é para que o Estado compense, gradativamente, o valor não aplicado nos últimos 10 anos

“Parabéns aos meus queridos colegas professores. Em algum momento da história, ser professor foi motivo de status. A Educação não é uma bandeira que simplesmente escolhi para defender após ser eleito. A Educação é a causa da minha vida. Garantir as melhores condições de trabalho e a valorização dos professores são pilares essenciais para a obtenção da Educação de qualidade, tão falada e sonhada pela sociedade. Desde o primeiro mandato vou às escolas estaduais, ver de perto, conhecer a realidade, ouvir o que os profissionais têm a falar para propor e cobrar melhorias”, destaca Majeski.

Professor com mais de 30 anos de experiência em sala de aula, com atuação nas redes estadual, municipal e particular, e mestre em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Majeski desde 2015 realiza, periodicamente, visitas técnicas às escolas da Rede Estadual. Desde então, já são 283 unidades que o parlamentar foi ver de perto no dia a dia.

Na única sessão ordinária desta semana na Assembleia Legislativa, o parlamentar dedicou integralmente o tempo da Fase das Comunicações para lembrar o Dia dos Professores, que é comemorado nesta sexta-feira (15).

“É impossível não falar desta data, porque nós deveríamos falar sobre Educação o tempo inteiro, principalmente num país em que não se prioriza a Educação. É bem provável que por conta da data vamos ver uma série de homenagens em diversas plataformas de comunicação. Mas afinal de contas o que tem os professores, principalmente os daqui do Espírito Santo, a comemorar? O que temos a comemorar? Iniciei a minha carreira de professor em 1985, lá em Santa Maria de Jetibá, pela Rede Estadual, e quando olho para trás, a situação dos professores daquela época para a situação de agora, praticamente nada mudou. Ou mudou muito pouco, principalmente quando se fala em respeito, salário e nas condições de trabalho”, ressalta Majeski.

Outras proposições de autoria de Majeski, com impacto direto à classe, são a ajuda de custo financeiro para que os profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino adquiram computadores para os trabalhos pedagógicos, incorporada pela proposta do Governo, e que seja garantido a eles o direito também de consumirem os alimentos que, diariamente, são oferecidos aos alunos na merenda escolar.

*Foto: Ana Salles/Ales*

Categorias

jornalresgate