Dia Mundial da Inovação: Bandes trabalha para que investidores dêem ‘match’ em startups e empresas inovadoras capixabas

O conceito de inovação envolve a exploração bem-sucedida de novas ideias que aproveitam oportunidades e criam novas tendências. No ambiente de negócios capixaba, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é um dos principais incentivadores, disponibilizando apoio em duas frentes, com crédito tradicional e por meio dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), para startups.

No Estado, empresários do setor podem contar com recursos e soluções financeiras disponíveis no Bandes, que apoia projetos de maior valor agregado para cumprir seu papel de agente de desenvolvimento e ampliar a competitividade das empresas nos âmbitos regional e nacional. O diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, destaca que o banco faz um trabalho articulado com o ecossistema de inovação no Espírito Santo para ampliar aos empreendedores o acesso ao capital.

“A adesão aos fundos funciona como um incentivo ao desenvolvimento de ações empreendedoras comprometidas com a inovação no Espírito Santo. A intenção é dar oportunidade de acesso aos recursos, tanto com participação acionária quanto com crédito para projetos de qualidade, em companhias de base tecnológica com diferentes estágios e nascidas a partir do conhecimento produzido em universidades e centros de pesquisa”, enfatiza Duque.

Atuando como um “facilitador”, o banco trouxe para o Espírito Santo alguns dos principais Fundos de Investimento em Participações (FIPs) do Brasil. O banco é pioneiro no Estado em dar oportunidade de acesso a recursos equity – participação acionária – para companhias de base tecnológica em diferentes estágios. Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, no qual uma empresa gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações. Ou seja, o Fundo prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado.

Poder contar com o aporte financeiro de investidores para orientar o negócio e fazer a startup ou a empresa crescer é o sonho de todo empresário, seja para trazer escala às vendas, ganhar mercado ou aumentar o faturamento. A parceria com um sócio que consiga ao mesmo tempo investir recursos financeiros e contribuir para a gestão do negócio é o “pacote perfeito”.

Já são quatro FIPs disponíveis: Criatec3, Primatec, Seed4Science e Anjo. Por ser cotista desses fundos, o Bandes abre caminho para que empresas capixabas se candidatem, por meio de processo seletivo. Cada fundo tem uma maneira de escolher suas empresas “investidas” e uma empresa gestora responsável por identificar o potencial de crescimento das empresas candidatas.

Após o “match” entre investidor e empresa, o Fundo adquire um percentual de suas ações, ou seja, o FIP prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado. No Estado já são cinco startups ou empresas com potencial tecnológico que receberam aportes, movimentando quase R$ 12 milhões. Outras três empresas estão em fase final de análise para investimento. A expectativa do Bandes é apoiar mais de 20 empresas com recursos disponíveis.

O investimento das gestoras dos fundos vai além do suporte econômico. Elas participam ativamente na gestão dos negócios, ofertam suporte estratégico e gerencial, oferecem apoio na seleção e na formação da equipe, ajudam a definir metas e acompanham os resultados, visando à aceleração e à consolidação do negócio no mercado. Cada um dos FIPs possui alguns segmentos de atuação pré-definidos e uma empresa gestora que é responsável pela seleção.

As empresas já investidas no Espírito Santo estão em segmentos, como Eficiência, Agronegócio, Inteligência Artificial, Gestão de Produção e Monitoramento Ambiental.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

jornalresgate