EDP alerta sobre cuidados com a rede elétrica durante o Carnaval

Além do posicionamento estratégico das equipes, a Distribuidora realiza manutenção preventiva na rede e dá dicas para os foliões evitarem acidentes.

O Carnaval, uma das festas mais comemoradas no País, já começou em Vitória. Pensando na segurança dos foliões e com objetivo de garantir o fornecimento de energia com qualidade, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realiza a Operação Carnaval 2023 e alerta para alguns cuidados em relação à rede elétrica.

Entre as ações, a Distribuidora já deu início a manutenções preventivas e inspeções na rede elétrica, tanto para a tradicional festa na Capital, que acontece entre os dias 09 e 11 de fevereiro, quanto para a data oficial da festa em todo o Estado, que se encerra no no dia 21 de fevereiro.

A EDP também trabalhará com o reforço na quantidade de equipes e com o posicionamento estrategicamente de técnicos no Sambão do Povo, em Vitória, e em todo o Estado. A empresa contará com profissionais de plantão, entre engenheiros e eletricistas, além de viaturas.

Quanto às orientações de segurança com a rede elétrica, a Concessionária alerta sobre riscos de soltar balões e enfeites metalizados ou fogos de artifício, que ao atingirem a rede elétrica podem causar interrupção no fornecimento de energia, acidentes, curto-circuito e colocar a segurança das pessoas em risco.

O gestor da EDP, Edson Barbosa, informa que não é permitida em nenhuma ocasião que sejam feitas ligações clandestinas. “As ligações clandestinas, além de ser crime, aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica. Caso necessário, os responsáveis pelos eventos devem procurar a Distribuidora, com as documentações exigidas e solicitar ligações provisórias, que serão realizadas pela equipe de técnicos altamente capacitados da Concessionária”, orienta.

Para um Carnaval ainda mais seguro, a EDP aproveita também para alertar os foliões com algumas dicas importantes que ajudam a evitar acidentes, além de garantir a energia durante a grande festa:

  • Não utilizar os postes da EDP Escelsa para fixar ornamentações.
  • Observar a existência da rede elétrica e não tocá-la.
  • Não fazer ligação clandestina, pois elas aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
  • Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
  • Nunca lançar artefatos (balões, serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
  • No caso do uso de trios elétricos e movimentação de carros alegóricos em vias públicas, observar se no trajeto não há travessia de cabos da rede elétrica que possam causar acidentes.

 

A EDP informa que todas as instalações da rede elétrica, que compreendem equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, como cabos e demais componentes da rede, energizados ou não, constituem patrimônio da Distribuidora. Somente profissionais autorizados pela Empresa podem intervir na rede elétrica.

Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais de atendimento:

– EDP Online no www.edponline.com.br;

– Aplicativo EDP Online;

– Whatsapp EDP: (27) 99772-2549

– Central de atendimento por telefone (0800 721 0707);

–  Agências de atendimento presencial;

Fernanda Carlesso Lozer
Comunicação Externa

Categorias

jornalresgate