EDP reforça orientações para proteger crianças de acidentes com energia elétrica

Dados da Abracopel mostram que nos últimos dois anos 127 crianças e adolescentes morreram no país, em acidentes com energia elétrica.

O cuidado com as crianças deve ser redobrado quando o assunto é energia elétrica. Os dados mais recentes do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, produzido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), mostram que 61 acidentes elétricos fatais foram registrados com crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos no Brasil, em 2021. No ano anterior foram 66 mortes de crianças e adolescentes no país. Para reduzir esses índices a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, reforça as orientações de segurança com as crianças, dentro e fora de casa.

A instalação elétrica da residência deve receber atenção especial dos pais e parentes. Muitas vezes, os acidentes ocorrem por instalações elétricas antigas e inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada ou ligações improvisadas. Além disso, a falta de manutenção pode representar um risco adicional.

Outra ação importante é sempre manter as tomadas protegidas, bem como fios e equipamentos elétricos ligados longe do alcance das crianças. O uso do celular ligado na tomada é um risco à vida, já que pode provocar incêndio ou choque.

Já fora de casa, um dos principais perigos está na brincadeira de empinar pipas. É importante que haja sempre um adulto por perto. As principais recomendações para soltar pipa são: procurar um local adequado, longe a fiação elétrica e nunca usar linhas com cerol ou a chamada “linha chilena”. Outro alerta da EDP diz respeito a nunca se aproximar de fios partidos ou caídos ao solo.

Cuidados que podem prevenir acidentes

 

  • Oriente as crianças a nunca mexerem em aparelhos elétricos com as mãos molhadas.

 

  • No caso do uso de aquecedor elétrico, conecte o equipamento a uma tomada específica e dimensionada para sua potência, evitando sobrecarga da fiação.

 

  • Não ligue aparelhos elétricos perto de duchas ou piscinas.

 

  • Não faça “gambiarras” para ligar aparelhos de forma provisória. Isso pode sobreaquecer a fiação e provocar choque ou incêndio.

 

  • Nunca deixe fios desencapados. Eles podem provocar choques, incêndios, além do desperdício de energia.

 

  • O uso de benjamins e extensões devem ser evitados. Caso não seja possível ligar um aparelho por tomada, opte pelo filtro de linha com fusível, que protege os equipamentos em caso de sobrecarga.

 

  • Nunca use o celular com o fio conectado na tomada.

 

  • Não faça consertos em instalações elétricas se não tiver o entendimento necessário. Chame um profissional capacitado.

 

  • Chuveiros merecem uma atenção especial. É fundamental manter a instalação elétrica sempre em bom estado.

 

Em caso de qualquer problema na rede elétrica, faça contato com a EDP pelos canais de atendimento:

Site www.edponline.com.br

Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)

Central de Atendimento: 0800 721 0707

WhatsApp (27) 99772-2549

Todos os canais de atendimento são gratuitos e funcionam 24 horas.

 

Categorias

jornalresgate