970x250_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_

Em visita técnica ao Hospital Infantil, Acacci reforça diálogo por melhorias no atendimento oncológico pediátrico

 
 
A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) participou, na última quarta-feira, 02 de julho, de uma visita técnica institucional ao Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória. A ação teve como objetivo conhecer as instalações da unidade e promover o diálogo entre o poder público, a gestão hospitalar e a sociedade civil organizada, com foco na busca por melhorias estruturais e de serviços, especialmente na área de onco-hematologia pediátrica.
 
Estiveram presentes na visita: Dr. Carlos Magno Bortolini (médico onco-hematologista do HINSG), Tânia Bitti (chefe do Núcleo de Onco-Hematologia do HINSG), Francisco Carlos Gava (diretor-presidente da Acacci), Robson de Almeida Melo e Silva (presidente do Conselho de Administração da Acacci), Luciene Sales Sena (superintendente executiva da Acacci), Odilene Locatelli (representante da Secretaria de Estado da Saúde), Cristina Campos (representante da Secretaria de Estado da Saúde), Tyago Hoffmann (secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo), Clio Venturim (diretor-geral do HISNG), Dra. Dória Peixoto (diretora técnica do HINSG) e Rafaella Venancio Ferraz (diretora administrativa do HINSG).
 
No encontro, foram destacadas as limitações da estrutura atual para atendimento de alta complexidade e a urgência na concretização de um novo espaço físico, adequado à realidade da oncologia pediátrica no Espírito Santo. Embora o foco principal da pauta tenha sido o atendimento a crianças e adolescentes com câncer, os participantes reforçaram que as melhorias discutidas beneficiarão toda a sociedade capixaba que utiliza os serviços do Hospital Infantil, não apenas os vinculados à onco-hematologia.
 
O presidente do Conselho de Administração da Acacci, Robson Melo, destacou o papel mobilizador da sociedade civil: “Estamos aqui para honrar a história do Hospital Infantil de Vitória e cobrar por melhorias. Sabemos que novas tecnologias estão sendo implementadas, mas precisamos de uma certa celeridade e cuidado. Reforço, também, a urgência no acolhimento aos novos casos, estimados a 130 no Espírito Santo, como diretrizes para toda a estruturação predial e sistêmica do serviço. Enquanto sociedade civil organizada, a Acacci está se propondo a contribuir com esse diálogo”, afirmou.
 
Para o diretor-presidente da Acacci, Francisco Carlos Gava, é preciso união para buscar soluções definitivas: “A equipe faz um trabalho excepcional, não à toa é reconhecida a nível nacional. Mas precisamos de uma solução definitiva. E a Acacci está aqui para fazer parte disso e cumprir o seu papel”, completou.
 
A chefe do Núcleo de Onco-Hematologia do hospital, Tânia Bitti, alertou para a urgência das melhorias e reconheceu a excelência da equipe. “Ano que vem completamos 40 anos de oncologia pediátrica no Estado. Já se vão quase 10 anos desde a promessa de uma nova unidade. Temos uma das equipes mais elogiadas do país. Um exemplo disso é a primeira criança capixaba submetida ao tratamento inovador Cart-Cell, no Hospital Albert Einstein. Precisamos avançar para alcançar os índices de sobrevida dos países desenvolvidos, que superam 80%. Hoje, nossa taxa é de 64%”, comentou.
 
O diretor-geral do hospital, Clio Venturim, reconheceu os desafios, mas também os avanços conquistados. “Ainda que estruturalmente tenhamos fragilidades, é importante citar conquistas como a aquisição de novos equipamentos, incluindo um microscópio cirúrgico e medicações mais modernas. Temos um atendimento diferenciado em relação a outros estados. A saúde é complexa, mas estamos evoluindo”.
 
Já o secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou o compromisso com melhorias concretas. “Aqui, todos temos um objetivo em comum: encontrar soluções para problemas complexos. Não falta vontade política. Em termos de assistência, estamos muito bem-posicionados. E o orçamento será direcionado para fazer o que for preciso. Não passarei pela Secretaria de Saúde sem fazer algo concreto pelo Hospital Infantil”, garantiu o secretário
 
Encaminhamentos
Como principal encaminhamento da visita, foi acordada a finalização do projeto estrutural para uma nova unidade do Hospital Infantil em até três meses, para posterior licitação. A construção desse novo espaço será fundamental para garantir qualidade, conforto e dignidade no atendimento às crianças e adolescentes em tratamento oncológico e demais pacientes da unidade.
 
Além disso, foi sugerido um grupo de trabalho e acompanhamento composto por representantes da Acacci, do Hospital Infantil e da Secretaria de Estado da Saúde, que irá monitorar o andamento das ações pactuadas, reforçando o compromisso coletivo com o aprimoramento da saúde pública capixaba.
 
O médico onco-hematologista Dr. Carlos Magno Bortolini finalizou destacando: “É fundamental estratificar o que se espera da nova unidade. O Hospital Infantil é de alta complexidade e exige perfilizações que atendam a esse nível de atendimento”, disse.
 
Já a Acacci reafirma sua disposição em colaborar ativamente com esse processo e seguir contribuindo para a construção de políticas públicas que fortaleçam o enfrentamento ao câncer infantojuvenil no Espírito Santo.
 
Por Roberta Peixoto 
 
 
Categorias

Jornal Resgate