970x250_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_

ES Gás promove viagem piloto com ônibus movido a gás natural e biometano no Espírito Santo

 

 

Ônibus abastecido com gás natural levou lideranças políticas e institucionais de Vila Velha até Serra, reforçando o transporte como uma alternativa sustentável e eficaz

 

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ES Gás, distribuidora de gás natural e biometano canalizados do Espírito Santo, organizou uma viagem piloto em um ônibus 100% movido a gás natural e biometano. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da fabricante Marcopolo.

 

O trajeto, que aconteceu no dia 4 de junho, teve início no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, com destino à Modal Expo, no Pavilhão de Carapina, na Serra. O veículo foi abastecido com gás natural e demonstrou, na prática, os benefícios ambientais e operacionais dessa alternativa energética.

 

Entre os participantes estavam representantes do setor público e privado, incluindo as fabricantes Marcopolo, Iveco e MWM. O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também esteve presente e destacou a importância da iniciativa.

 

“A experiência de viajar em um ônibus a gás, um ônibus com menos barulho, que também emite menos gases de efeito estufa, então é menos poluente, é uma experiência boa. Esse tipo de veículo pode servir como alternativa, é mais fácil de operacionalizar e conta com uma infraestrutura que já está pronta, é só a gente utilizar” afirma o Governador.

 

O modelo utilizado foi o Fly 10 9600mm urbano, da Volare/Marcopolo. Com capacidade para 21 passageiros e autonomia de até 300 km, o veículo pode reduzir em até 25% as emissões de gases de efeito estufa com o uso de gás natural, e praticamente zerá-las com biometano. Além disso, há uma redução superior a 50% na emissão de poluentes como particulados e óxidos nitrosos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.

“O gás natural e o biometano são essenciais para garantir a transição energética no setor de transporte. E o Espírito Santo está, mais uma vez, na vanguarda deste movimento. O estado já conta com uma infraestrutura para abastecimento de veículos a gás e vamos expandi-la com mais 22 pontos de abastecimento rápido nos próximos anos, garantindo mais agilidade e eficiência ao transporte”, comenta o diretor-presidente da ES Gás, Fabio Bertollo.

 

Também presente no trajeto, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explica que o Governo do Estado, ao renovar a frota do sistema Transcol, tem investido constantemente em novas tecnologias para tornar o transporte público mais sustentável, eficiente e confortável para os passageiros.

 

“Assim como já fizemos com os ônibus elétricos e com a adoção do motor Euro 6 — que é menos poluente mesmo sendo a diesel — agora estamos buscando outras alternativas, como o uso do biometano. Trata-se de uma tecnologia que reduz a emissão de poluentes e aproveita um recurso que o Estado já possui: o gás e a produção do próprio biometano. Com isso, conseguimos alinhar qualidade, conforto e sustentabilidade, diversificando as formas de abastecimento e implementando novas soluções tecnológicas. Tudo isso contribui para um sistema de transporte público mais moderno, eficiente e comprometido com o meio ambiente” reforça Damasceno.

 

Também acompanharam o trajeto os secretários estaduais de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, e de Meio Ambiente, Felipe Rigoni; o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Antunes; e o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe. Os convidados foram recepcionados pelo CEO do Grupo Energisa, Ricardo Botelho; pela diretora-presidente de negócios de gás do Grupo Energisa, Débora Oliver; pelo diretor técnico-comercial da ES Gás, Raphael Pereira; e por Fabio Bertollo.

 

Sobre a ES Gás

 

A ES Gás é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, regulada pela ARSP. Atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 84 mil clientes. Em 2023, a empresa passou por um processo de privatização e, atualmente, integra o portfólio do Grupo Energisa.

 

Sobre a Energisa

 

A Energisa é uma empresa que pensa no futuro desde 1905, pois inovação e empreendedorismo sempre estiveram em seu DNA. São 120 anos realizando histórias e evoluindo relações. Fundada na Zona da Mata mineira, a Energisa é hoje um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços que conecta pessoas e empresas às melhores soluções de energia e potencializa o futuro do país.

 

Nosso portfólio abrange 9 distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, que conta com um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. Contamos também com uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center para atender nossos clientes e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.

 

Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição e comercialização de gás natural, através da aquisição da ES Gás e, desde novembro de 2024, com participação nos ativos da Cegás, Copergás, Algás e Potigás; e a geração, distribuição e comercialização de biogás, biometano e biofertilizante.

 

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 977 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.


Fernanda Vieira Borel Coutinho
Consult Comunic Bp II – DIRETORIA ADMINISTRATIVA

 
Categorias

Jornal Resgate