Escola municipal na Barra do Jucu recebe oficinas do Projeto Congo Vivo
Escola municipal na Barra do Jucu recebe oficinas do Projeto Congo Vivo.
![](https://i0.wp.com/www.vilavelha.es.gov.br/midia/imagens/2024/02/53414_15022024_900x500.jpg?ssl=1)
Estão abertas as inscrições para as oficinas do Projeto Congo Vivo, que serão ministradas na UMEF Dr. Tuffy Nader, na Barra do Jucu. São três opções de modalidades: tambor e casaca; artesanato e estandarte; jongos e dança de congo. As aulas acontecerão sempre aos sábados, com início no dia 2 de março e término no dia 25 de maio, das 14h30 às 17h30.
Podem se inscrever estudantes e comunidade em geral. São disponibilizadas 30 vagas por oficina, com total de 48 horas/cada. Clique aqui e faça a sua inscrição. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (27) 99971-0974.
O projeto tem como objetivo fortalecer os festejos da fincada e retirada do mastro na comunidade da Barra do Jucu, e fomentar a vivência do congo e o sentimento de pertencimento e identidade com a cultura local. A proposta incentiva também a economia criativa e a articulação de redes para trocas de experiências e saberes culturais.
Sob coordenação geral de Rosangela Caus, fundadora e presidente da banda de congo Raízes da Barra, a iniciativa Congo Vivo foi aprovada pela Lei Paulo Gustavo – edital de seleção de projetos Patrimônio Vivo: apoio a festas e celebrações da cultura popular tradicional, e sua execução será acompanhada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).