Ir para o conteúdo

EVAIR DE MELO SOLICITA INSPEÇÃO E MONITORAMENTO EM FALÉSIAS DO LITORAL CAPIXABA

Objetivo é detectar áreas de risco passíveis de desmoronamentos e evitar tragédias, garantindo mais segurança.

Preocupado com o grande volume de chuvas que atingiram o Espírito Santo durante os últimos meses de 2022 e início deste ano e, ainda, considerando novas previsões meteorológicas que apontam tempo instável e mais chuvas para o mês de janeiro/2023 – quando as praias do Estado ficam tomadas por turistas –, o deputado federal Evair de Melo enviou ofícios ao Governador do Estado, Renato Casagrande, e ao Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), Cel. BM Áureo Buzatto, solicitando uma minuciosa inspeção nas falésias situadas ao longo do litoral capixaba, a fim de se prevenir e monitorar riscos de desmoronamentos.

“Há anos trabalhamos em parceria com a Defesa Civil, em busca de ações, obras e investimentos nos municípios do Espírito Santo, que possibilitem maior proteção, segurança e amparo à nossa população, contra desastres naturais. E entendemos ser extremamente urgente e necessária a realização de uma inspeção completa e detalhada nas falésias do litoral capixaba, para detectar possíveis áreas de riscos e adotar providências preventivas para evitar desmoronamentos, sobretudo neste período de alta estação e de chuvas intensas”, explica Evair.

O deputado afirma que o Estado, além de contar com uma extensa faixa de litoral, entre tantas outras belezas, também possui diversas falésias que recebem grande fluxo de visitações turísticas, especialmente no verão e nas férias escolares de julho. “Por isso, a Defesa Civil também deve monitorar, de forma preventiva e contínua, as alterações que podem ocorrer neste tipo de estrutura, que sofre rapidamente com os efeitos das variações climáticas, do avanço do mar e das intervenções humanas. Essas inspeções se tornam cada vez mais importantes para evitar, principalmente, perdas de vidas e danos ambientais e materiais”.

Evair de Melo é, reconhecidamente, o parlamentar capixaba mais atuante na área de defesa civil. Seu trabalho junto aos municípios do Estado atingidos pelas chuvas ao longo dos anos tem sido de grande relevância. O deputado presta suporte a órgãos municipais na elaboração de planos de trabalho para reconstrução de infraestruturas e reestabelecimento de serviços essenciais; e também promove articulações políticas junto aos Governos Estadual e Federal, para captar e liberar recursos para obras emergenciais e ações socioassistenciais em períodos de desastres naturais, além de um contínuo trabalho voluntário e de mobilização social, para angariar donativos em prol dos desabrigados e mais necessitados.

Categorias

jornalresgate