
abracello_2026
Evento será de 08 a 12 de outubro com programação cultural gratuita na faculdade, no auditório do Ciretran e na Casa da Música Sônia Cabral, todos no Centro de Vitória.
Tem início nesta quinta-feira (08) e segue até a próxima segunda-feira (12), o V Encontro e o IV Simpósio da Associação Brasileira de Violoncelistas (Abracello). O evento reúne instrumentistas, professores e pesquisadores de diversas partes do país, além de convidados internacionais, para uma extensa programação dedicada ao estudo e a prática do violoncelo.
Neste período, a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) sediará oficinas, aulas coletivas, workshops, masterclasses, além de apresentações de trabalhos científicos presenciais e por videoconferência. Também haverá atividades no auditório do Ciretran e na Casa da Música Sônia Cabral, todos no Centro de Vitória.
Apresentações musicais com entrada franca
A programação de espetáculos começa na quinta-feira (08), às 20 horas, na Casa da Música Sônia Cabral, com a apresentação solo do violoncelista dinamarquês Kim Bak Dinitzen, Grupo de Violoncelos GruVi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Camerata de Violoncelos da Fames.
Na sexta-feira (09), no mesmo local e horário, apresenta-se a Orquestra Sinfônica da Fames, com participações de diversos convidados. No sábado (10), é a vez do grupo VioloncElas, formado apenas por mulheres.
A programação completa do evento pode ser acessada no site da Fames, ou diretamente neste link.
Serviço:
V Encontro e o IV Simpósio da Associação Brasileira de Violoncelistas (Abracello)
Data: de 08 a 12 de outubro
Locais:
Fames – Praça Américo Poli Monjardim, n° 60 – Centro de Vitória.
Auditório do Ciretran – R. Henrique Novaes, 170 – Centro de Vitória.
Casa da Música Sônia Cabral – R. São Gonçalo – Centro de Vitória.
—
Por Sandro Costa Barbosa