FINDES AGRADECE AOS DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DA APROVAÇÃO

DO NOVO MARCO DO SANEAMENTO

A Federação das Indústrias do Espírito Santo vem a público cumprimentar e agradecer os (as) deputados (as) federais que apoiaram a aprovação do Marco do Saneamento

Básico, o PL 4162/2019, com a manutenção do veto presidencial, preservando assim as conquistas desta medida, que é de extrema importância para o desenvolvimento do país e, em especial, do Espírito Santo.

A aprovação do novo marco era uma medida urgente. Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros vivem em casas sem coleta de esgoto e mais de 35 milhões não têm abastecimento de água, situação que favorece a propagação de doenças.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a expectativa é que a universalização dos serviços de água e esgoto reduza, em até R$ 1,45 bilhão, os custos anuais com a saúde.

No nosso Estado, a situação é um pouco melhor, porém, ainda há muito espaço para melhorar. Prefeituras capixabas e o Estado já têm trilhado um bom caminho para ampliar os serviços com o apoio da iniciativa privada. No Estado, Cariacica, parte do município de Viana, Serra, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim, já concluíram o leilão de PPPs, as parcerias público-privadas.

Atualmente, figuramos entre os entes da federação com melhor desempenho no setor, tendo 88% da população capixaba com acesso à água e 55% à rede de esgoto, de acordo com dados de 2018 do levantamento feito pela GO Associados/ONG Trata Brasil.

A Lei sancionada estabelece que o país alcance a universalização dos seus sistemas de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto, e se propõe a acabar com os lixões a céu aberto em todo o país.

Assim, mais uma vez agradecemos e cumprimentamos os deputados Amaro Neto, Josias da Vitória, Soraya Manato, Evair de Mello, Felipe Rigoni, Helder Salomão, Lauriete,

Neucimar Fraga, Norma Ayub e Ted Conti, pela atuação em defesa do desenvolvimento econômico e social do Brasil e do Estado, aprovando uma legislação que aumentará a competitividade e atratividade de novos empreendimentos e a geração de empregos.

Muito obrigada.

Vitória, 22 de março de 2021.

Cris Samorini

Presidente da Findes

Categorias ,

jornalresgate