Findeslab comemora projetos selecionados no edital da Fapes

Número de projetos avaliados e aprovados no edital supera as expectativas e mostra o trabalho de excelência do hub de inovação 

A inovação inicia o ano com motivos de sobra para comemorar. A boa notícia é o excelente desempenho dos projetos de inovações em empresas e spin-offs apoiados pelo Findeslab que foram avaliados e aprovados no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). 

Ao todo, dos 114 projetos avaliados, 59 deles, o equivalente a 51,75%, receberam o apoio do hub de inovação da indústria capixaba. E dentre os aprovados, a Modalidade I de Projetos Inovadores totalizou 16 dos 39 projetos (41%) e na Modalidade II de spin-offs, 15 dos 21 projetos aprovados (71,42%). 

A qualidade dos projetos superou as expectativas, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), aumentou o aporte previsto de R$ 10,2 milhões para R$ 13.080 milhões, acrescentando mais 2.880 milhões à categoria de Projetos Inovadores. 

“No Findeslab, a proposta foi fazer um trabalho de excelência para impactar positivamente a trajetória destas companhias, e, consequentemente, destas pessoas. Fizemos muito mais do que considerávamos essencial. Foram atendimentos, lives, tutoriais, passo a passo, revisões de projeto e infinitas dúvidas sanadas”, explica a gerente de Inovação do Senai ES, Naiara Galliani. 

O resultado, além de demonstrar a evolução e crescimento da inovação no ecossistema capixaba, também é reflexo da atuação da equipe do Findeslab, que durante o edital, atendeu os empresários e buscou maneiras de esclarecer o conteúdo do edital e preparar propostas adequadas aos requisitos da Fapes. 

“Trabalhamos incansavelmente e fomos além, sim, no apoio, na parceria, na educação, na disponibilidade. O edital esteve em nossos dias desde a sua abertura, e estamos orgulhosos da qualidade do trabalho que pudemos manter até o resultado final. Agora ainda mais satisfeita, pois além de quantidade, a taxa de aprovação confirma a qualidade do trabalho realizado”, finaliza Naiara. 

Projetos aprovados  

Os projetos que foram aprovados devem ficar atentos aos próximos passos e prazo. A contratação dos projetos deve acontecer em até 15 dias após a divulgação do resultado final para empresas já constituídas. E as spin-offs ainda não constituídas têm um prazo de 45 dias para constituí-las e iniciar a contratação do projeto. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 25/01. 

 
Fernanda Gomes
Analista de Comunicação 
Unidade de Comunicação Integrada (UCI) 
Categorias

jornalresgate