Gestão de empreendimentos da agricultura familiar impacta positivamente a vida no campo

Começaram as ações para o Programa “Ater Mais Gestão”, instrumento de parceria entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que irá atender às necessidades atuais de 36 empreendimentos da agricultura familiar, entre cooperativas e associações, totalizando, aproximadamente, mais de 2 mil agricultores familiares em 16 municípios capixabas.

O programa terá duração de 27 meses, contados a partir da assinatura do Instrumento Específico de Parceria, no período de setembro de 2018 a novembro de 2020.
Para a seleção dos municípios, feita pelos técnicos locais do Incaper, foi levado em conta a representação da diversidade geográfica, social e cultural do Espírito Santo. De acordo com o coordenador do “Mais Gestão” no Incaper, Samir Seródio Amim Rangel, o objetivo de tal parceria é realizar a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para esses empreendimentos, buscando a sua qualificação, com destaque ao planejamento e à gestão, possibilitando o fortalecimento das dimensões organizacionais, produtivas, ambientais, sociais e econômicas.

Rangel contou que, em um primeiro momento, os técnicos locais irão identificar, através de um diagnóstico participativo, as atuais condições dos empreendimentos e, posteriormente, irão acompanhá-los tecnicamente, a fim de avançar em ações com o enfoque em gestão, mercado e comercialização, estruturação ambiental e agroindustrialização.
 “O nosso objetivo é qualificar o planejamento e a gestão desses empreendimentos, com foco na ampliação ou inserção de seus produtos nos mercados, inserindo uma produção sustentável, com respeito a valores econômicos, sociais e ambientais”, lembrou Samir.

A Diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, ressaltou a importância de o Estado celebrar esse instrumento específico de parceria com a Anater. “A agricultura familiar tem contado, cada vez mais, com a criação de cooperativas para ampliar seu mercado de comercialização garantindo, assim, renda para um número maior de famílias e, consequentemente, qualidade de vida para o campo. O investimento nesses empreendimentos é uma das nossas estratégias de fortalecimento econômico da agricultura familiar”, destacou.

O analista de Projetos e Gestão de Contratos da Anater, Luís Fernando Tividini de Oliveira, lembrou que a expectativa para o Brasil é atuar em 1032 empreendimentos, e julgou extremamente importante essa atuação também no Espírito Santo. “Hoje, esses empreendimentos congregam quase 800 mil famílias no Brasil que irão encontrar formas organizativas que resultarão em mais renda para elas. Essa parceria com o Incaper tem muita força porque reconhecemos todas as metodologias de Ater já utilizadas pela instituição há muitos anos, sendo referência para todos nós.”

O extensionista e coordenador local do Incaper em Dores do Rio Preto, Norberto das Neves Frutuoso, lembrou que a forma de se fazer assistência técnica e extensão rural no Espírito Santo mudou ao longo do tempo, e isso trouxe mudanças quando se fala nesses empreendimentos cooperativos. “Há alguns anos eles eram construídos a partir de um pensamento efêmero, apenas para receber recursos de políticas públicas e se desfazerem em seguida. De um tempo para cá, a Ater visa a melhoria de qualidade dessas organizações, a partir de um novo viés, da perpetuação e da autossustentabilidade”, concluiu.

Capacitação para o campo

Este mês já foi realizado pela Anater, em conjunto com o Incaper, um curso formado por um conjunto de técnicos focais, que irão acompanhar as organizações familiares, e técnicos especialistas, que darão suporte em diversas áreas pensando na gestão de Ater. Ao fim, todos estarão aptos a atuar com os empreendimentos voltados ao cooperativismo e associativismo no “Mais Gestão”.

O objetivo é trabalhar a relação entre o Incaper e a Anater, do ponto de vista da mensuração de resultados e conquistas de cada ciclo de avaliação de trabalho.
As discussões começaram com a formação de grupos de trabalho para discussões sobre o histórico da Ater no Brasil.

Informações à imprensa:

Tatiana Toniato Caus de Souza

Jornalista/assessoria – Incaper

Categorias ,

jornalresgate