Inscrições do Pronatec Jovem Fic terminam nesta quarta-feira (20)

São 200 vagas distribuídas para 12 municípios do Espírito Santo.

Se você já concluiu o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, e é morador das cidades de Colatina, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Serra, Vila Velha, Cariacica, Aracruz, Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Castelo, essa é sua chance de fazer um curso profissionalizante online de forma gratuita. A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) está com 200 vagas abertas, por meio do Pronatec Jovem Fic.

O prazo de inscrição termina nesta quarta-feira (20). Para se inscrever o cidadão deve acessar o site www.secti.es.gov.br, clicar no link de inscrição, efetuar um cadastro e depois a inscrição para concorrer a vaga. No ato da inscrição, o candidato deve anexar os documentos exigidos no edital. O Pronatec Jovem Fic é uma novidade na área da Educação Profissional capixaba.

“O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) chega no Estado com cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic), na modalidade de ensino a distância. Nessa primeira oferta de vagas, dois cursos estão disponíveis e 12 cidades foram contempladas”, explicou a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel.

Ainda segundo a secretária, os municípios foram divididos em grupos e cada grupo recebeu 50 vagas e uma opção de curso. “Essa é mais uma forma de a Secti alcançar todos os moradores do Estado com ofertas de cursos profissionalizantes. E o melhor é que são cursos de carga horária maior, com mais ênfase no conteúdo aplicado. Assim, formaremos profissionais capacitados para ocupar os postos de trabalho que surgirão no pós-crise gerado pela pandemia”, afirmou.

Os cursos disponíveis são: Assistente Administrativo, com 160 horas de carga horária, e Balconista de Farmácia, com 240 horas. Somente para o curso da área da saúde é exigido idade mínima de 16 anos, além dos outros requisitos já citados. O edital de seleção pode ser acessado no site da Secti (www.secti.es.gov.br/editais-pronatec) ou clicando aqui.

Veja na tabela abaixo a divisão de vagas e cursos:

 

Município

      Curso

Total de Vagas

Escolaridade e idade mínima

Documentação Obrigatória

 

 

Colatina, Nova Venécia e Barra de São Francisco

 

 

Assistente Administrativo – 160h

 

 

     50

 

 

Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo – Idade Mímina: Não Exigida

 

 

 

 

 

 

 

 

O aluno deverá anexar no ato da inscrição: Documento de identificação, CPF e Comprovante de Escolaridade.

 

 

 

Serra, Vila Velha e Cariacica

 

 

Assistente Administrativo – 160h

 

 

    50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo Idade Mímina: Não Exigida

 

Aracruz, Linhares e São Mateus

 

 

Balconista de Farmácia – 240h

 

 

 

    50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo / 16 anos

 

Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Castelo

 

 

Balconista de Farmácia – 240h

 

 

 

   50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo / 16 anos

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS

 

200

por Samantha Nepomuceno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categorias

jornalresgate