Inscrições prorrogadas para o Programa de Empreendedorismo Industrial 2020

As startups pediram e o Findeslab atendeu: as inscrições do Programa de Empreendedorismo Industrial 2020 foram prorrogadas. Mas corre, porque é só até o dia 09 de outubro e você não pode perder mais essa chance de enviar uma solução inovadora para os 16 desafios das nossas oito empresas parceiras.

Para esse ano são mais de R$ 5 milhões em recursos para financiar o desenvolvimento de projetos de inovação aberta. São parceiras do programa, as empresas: ArcelorMittal, Fortlev, Unimed, Vale, EDP Brasil, RealCafé, Samarco e Suzano.

Os recursos captados para o programa são provenientes de parcerias firmadas pelo Findeslab. As empresas participantes e o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), gerido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), realizaram um aporte de 50%. O Sesi Nacional e o Senai Nacional realizaram aporte de 25%, enquanto o Sebrae entra com a parceria em mais 25% dos valores.

“As empresas participantes do Programa de Empreendedorismo Industrial acreditam na inovação aberta e no seu papel na promoção do empreendedorismo industrial. Trazemos desafios para que startups e empreendedores tragam livremente propostas de soluções inovadoras”, afirma a diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade do Senai ES, Juliana Gavini.

Para submeter a solução, você pode clicar aqui. É importante que conheça o edital para que a sua proposta atenda a todos os requisitos necessários e se ajuste ao desafio.

Confira abaixo um resumo sobre cada um e acesse a página especial do Programa para mais informações:

ArcelorMittal

Desafio 01: Previsibilidade de queimas, rasgos e rompimentos de correias transportadoras

O objetivo deste desafio é estabelecer mecanismos de compreensão dos mecanismos, detecção e predição de queimas, rasgos e rompimentos e correias transportadoras industriais. Soluções potenciais, não limitadas a esta indicação, podem unir ferramentas de visão e IA.

Desafio 02: Identificação da qualidade do coque através de imagem

Identificar através de imagem, a qualidade do coque produzida.
O objetivo é correlacionar as imagens do coque com a qualidade do coque produzido.

EDP Brasil

Desafio 01: Solução para acompanhamento de unidades consumidoras em regiões isoladas onde não há confiabilidade no sinal de telefonia


Dispositivo capaz de se comunicar com o equipamento de medição e transmitir as informações em longas distâncias, dispensando a necessidade de deslocamento de equipes para realizar leitura e coleta de dados de memória de massa. A solução deverá ser robusta e economicamente viável (Baixo Custo).

Desafio 02: Aplicação Mobile para criar, automatizar e customizar logística das equipes de campo

Aplicação para Smartfone (App) capaz executar os algoritmos de ‘roteirização’ das notas de serviços preexistentes, assim como as novas notas emergenciais que são criadas dinamicamente ao longo da jornada de trabalho de uma equipe de campo. Essa aplicação poderá utilizar técnicas de machine learning (redes neurais e clusterização).

Fortlev

Desafio 01: Inventário Inteligente

Solução em gestão de inventário e de ativos de forma escalável, prática e com um controle único.

Desafio 02: Gôndola Inteligente

Desenvolver uma Gôndola Inteligente para ser disponibilizada aos nossos parceiros a fim de que eles exponham os nossos produtos além disso, nos forneçam informações do estoque de cada item a fim de atendermos o nosso cliente de forma mais rápida

RealCafé

Desafio 01: Armazém 4.0

Projeto de um armazém otimizado com:
– Capacidade de estocar todos os insumos para as linhas de envase de caixas, envase de sache e processo de aglomeração ; Área para envase de caixas, envase de sachê e aglomeração e estocar todo produto , sendo todo o estoque controle automatizado via sistema, garantindo 100% de acuracidade; eliminação de trabalho humano com carga aumentando velocidade no carregamento de contêiner/etc
– Toda movimentação e produção deve permitir integração de informações para lançamento automático de movimentações e produções no ERP
– Obediência a normas FSSC 22000 e ISO 9001

Desafio 02: Monitoramento das variáveis para otimização de processo e determinação de causa/diagnóstico de falhas com soluções de IA/IOT

Sistema de monitoramento e análise de variáveis online que orientem e/ou tomem a decisão sobre o que a operação ou manutenção deve fazer, retendo assim o conhecimento dos operados e técnicos de manutenção

Samarco

Desafio 01: Otimização da programação de manutenção

Soluções de software amigáveis, intuitivas e otimizantes, que conecte o backlog de ordens, os recursos disponíveis para executá-lo e o processo produtivo

Desafio 02: Criação de um digital twin (Gêmeo Digital) para o sistema de combustão do forno de pelotização da Usina 4

Solução que simule o sistema de combustão, otimize e minimize o consumo de gás natural e a emissão de gases poluentes, garanta temperatura adequadas em diferentes etapas do forno de pelotização, aumente a vida útil do refratário e integre com sistemas supervisórios.

Suzano

Desafio 01: Aplicação industrial sustentável para o DREGS (resíduo industrial)

Aplicação em larga escala do DREGS de forma sustentável e alinhados com os direcionadores Suzano #. Na medida do possível, a solução deverá adicionar valor para as partes envolvidas

Desafio 02: Bancada Inteligente

Uma solução que através da gestão e integração de equipamentos, permita maior controle de qualidade e agilidade dos processos de forma integrada ao sistema de informações de pesquisa existente.

Unimed

Desafio 01: Automação do Check-in e check-out do hospital e maternidade Unimed Vitória


A solução deve contemplar uma ferramenta automatizada que contemple todo o fluxo de check-in e check-out tanto para o atendimento quanto para a hotelaria, privilegiando informações com agilidade.

Desafio 02: Uso de Tecnologias para monitoramento e pré-anamnese de pacientes via Teleconsulta

Utilização de soluções tecnológicas integradas aos nossos serviços de teleconsulta em recursos próprios para captação e monitoramento de Sinais Vitais no evento da consulta remota com uso de Inteligência Artificial, por exemplo.

Vale

Desafio 01: Desalinhamento de Transportadores de Correia

Medir e atuar no transportador de correia para corrigir desalinhamentos automaticamente, substituindo a atividade humana por outra que não o exponha a este cenário de alto risco.

Desafio 02: Redução do Lead Time da cadeia do Processo de Mobilização e Qualidade das Informações

A solução deverá privilegiar informação assertiva, agregando valor aos usuários.

Como funciona

As empresas propõem os desafios, que são divulgados em edital pelo Findeslab. As startups, então, submetem suas propostas de solução para os desafios. Os projetos são selecionados com base na sua competência tecnológica, e os planos de projeto são elaborados. Depois, ocorre a execução colaborativa do projeto.
Cada projeto selecionado receberá até R$ 200 mil em recursos financeiros, aportados pelas empresas parceiras, para serem desenvolvidos. Durante um ano, elas terão acesso a rede de mentores e especialistas para apoio ao desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking e apoio dos laboratórios do Findeslab. O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional também será um ponto de apoio para concepção e desenvolvimento de protótipos.

E, além disso, há a possibilidade das startups participantes continuarem os negócios com as empresas parceiras ou criar novos negócios com os demais atores do ecossistema de inovação capixaba.


Fiorella Gomes
Analista de Comunicação
Unidade de Comunicação Integrada (UCI)
Categorias

jornalresgate