
Ivan Barreto, Vencedor do The Voice Brasil, compartilha sua experiência com crianças no Espírito Santo
O vencedor da 12ª temporada do The Voice Brasil, Ivan Barreto, desembarca no Espírito Santo para participar de uma missão muito especial: compartilhar sua trajetória musical com crianças em várias comunidades na Grande Vitória. A iniciativa integra a programação do projeto “Música para Todos”, idealizado pelo cantor capixaba Felipe Azevedo e pela produtora BlacyGulfier, que vai acontecer entre os dias 22 e 29 de março.
O Música para Todos tem como meta aproximar crianças e adolescentes das artes e dar a eles a oportunidade de vivenciar a música de perto, para que eles consigam enxergar essa oportunidade como inspiração e também superação.
E de superação, Ivan Barreto entende bem. Até ser reconhecido por seu talento, enfrentou muitos desafios. Natural de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Ivan cresceu em uma comunidade marcada pela violência e pelas dificuldades socioeconômicas, onde a violência era o cenário do seu entorno. E foi essa realidade que o impulsionou a ir além.
“Eu não me entreguei, não me deixei iludir por aquelas coisas, tive uma boa educação dos meus pais, que me orientaram, me ensinaram, me educaram, e a educação foi fundamental pra que eu procurasse outro caminho”, destaca Ivan Barreto.
Superação através da música
O cantor explica que foi na igreja que aprendeu a tocar, e que três pilares foram fundamentais na sua trajetória: educação, família e música. Sempre dedicado ao trabalho – iniciou na roça, aos 12 anos, para ajudar no sustento da casa. “O mais importante da vida não é onde a gente quer chegar, e sim o caminho, a caminhada que a gente faz. O que a gente constrói e deixa para trás é mais importante do que simplesmente o lugar onde a gente chega”, destaca.
E Ivan Barreto chega ao Estado para mostrar para as crianças das comunidades onde se apresentará que, mesmo diante de uma realidade difícil, é possível mudar. “Eu sei que muitos deles podem estar vivendo em uma situação similar à que eu vivi, e é importante que eles saibam que é possível sair dessa situação, assim como eu consegui. A música foi uma ferramenta poderosa para minha transformação, e eu quero mostrar para essas crianças que também há uma possibilidade de mudança para elas, assim como houve para mim em meio ao caos”, afirma.
As apresentações
O “Música para Todos” vai contemplar atividades gratuitas como oficinas de canto, guitarra, bateria e de composição no rap, possibilitando aos participantes vivenciar uma enriquecedora experiência musical.
“A música é uma ferramenta potente de transformação e de inclusão, especialmente em espaços onde o acesso à cultura ainda pode ser limitado. Queremos deixar uma semente, para que essas crianças não apenas aprendam e se divirtam, mas que realmente se conectem com este universo musical”, revela Felipe Azevedo.
O projeto “Música para Todos” será apresentado em março, nos dias 22, às 8 e às 14 horas, no Centro de Treinamento (Cetaf), em Divino Espírito Santo, em Vila Velha; 25, às 14 horas, na Casa de Atendimento e Orientação à Crianças e Adolescentes (Caoca), em Maria Ortiz, Vitória; 27, às 14 horas, na Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Rede Aica), em Novo Horizonte, Serra e no dia 29, às 8 e às 14 horas, na Associação Recreativa Águia Branca, em Nova Palestina, Cariacica.
Cada uma das agendas será encerrada com um pocket show ao vivo, com Ivan Barreto nos vocais e banda completa.
O projeto tem produção da renomada BlacyGulfier. Ela é produtora nacionalmente reconhecida pelo trabalho na preparação vocal de artistas como Thiaguinho, Marina Sena, Luisa Sonza, Gloria Groove, entre outros, e foi a responsável por intermediar a vinda de Ivan Barreto ao Espírito Santo.
“Desde a concepção do projeto, pensamos como seria engrandecedor ter um artista convidado, que tivesse uma história de superação como o Ivan. Assim como ele, vários dos professores que vão conduzir as oficinas também tiveram seu primeiro contato com a música em projetos sociais. O Música para Todos promete ser uma celebração à arte, marcada por esses emocionantes encontros” , destaca Blacy.
O “Música para Todos” é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) apresentado pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) e conta com o patrocínio do Grupo Águia Branca. A iniciativa conta ainda com o apoio técnico do “Readyto Rock”, espetáculo que estreou em grande estilo, em Vitória, e será apresentado em São Paulo, no Teatro Bradesco, no dia 15 de maio.
Serviço
Projeto “Música para Todos”
Data: 22 a 29 de março
Local: Comunidades e Instituições da Grande Vitória
Programação:
Dia 22
Horário: 8h e às 14 horas,
Local: Centro de Treinamento (Cetaf), em Divino Espírito Santo, em Vila Velha;
Dia 25
Horário: 14 horas
Local: Casa de Atendimento e Orientação à Crianças e Adolescentes (Caoca), em Maria Ortiz, Vitória;
Dia 27
Horário: 14 horas
Local: Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Rede Aica), em Novo Horizonte, Serra
Dia 29
Horário: 8h e às 14 horas
Local: Associação Recreativa Águia Branca, em Nova Palestina, Cariacica.
Assessoria de Imprensa e Produção Artística
Lúcia Marins