JESUS, O PASTOR QUE CUIDA
Pr. Cleber Montes Moreira
“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?” (Ezequiel 34:2)
No Velho Testamento, os reis eram chamados de “pastores” e tinham a responsabilidade de governar o povo com justiça, zelar pelo culto a Deus, combater a idolatria e cuidar das ovelhas de Israel. Contudo, muitos falharam. Em vez de apascentar as ovelhas, fortalecer as fracas e buscar as desgarradas, alimentavam apenas a própria ganância. Como consequência, as ovelhas se dispersavam e tornavam-se presas fáceis para os predadores, pois os “pastores” negligenciavam seu dever (Ezequiel 34:3-5).
Hoje, esse cenário se repete. Líderes políticos e religiosos, movidos por ambição egoísta, exploram aqueles que deveriam proteger. Contudo, Deus prometeu julgar esses falsos pastores e assumir pessoalmente o cuidado de Suas ovelhas. Ele levantou o supremo Pastor: Jesus Cristo, o Bom Pastor, que dá a vida por Suas ovelhas, supre todas as suas necessidades, as conduz pelos caminhos da justiça e lhes concede paz e segurança (João 10:11).
*Reflexão:*
Quem tem sido o seu pastor? Você tem seguido o Bom Pastor, que guia aos pastos verdejantes e às águas tranquilas, ou confiado em líderes opressores e gananciosos? Tem sido enganado por falsos pastores ou verdadeiramente cuidado por Jesus Cristo?
*Oração:*
Senhor Deus, reconheço que somente Tu és o verdadeiro Pastor do Teu povo. Perdoa-me por confiar em homens ou em mim mesmo. Livra-me do engano e conduz-me às Tuas águas tranquilas e pastos verdejantes. Ensina-me a viver sob o cuidado amoroso de Cristo, o Bom Pastor. Em nome de Jesus, amém.
Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VayilyCElah1D90jvG0Z