LAMÍNIMA COMEMORA SEUS 25 ANOS DE CIRCO NAS RUAS DO ESPÍRITO SANTO

No aniversário de 25 anos da companhia de circo e teatro, serão apresentadas sessões gratuitas dos espetáculos Rádio Variété, Luna Parke, Reprise e Circo Charanga na capital Vitória e em várias outras cidades capixabas. O projeto de circulação tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo

 

Reprise, do LaMínima, primeiro dos espetáculos do repertório a ser apresentado no Espírito Santo – Foto Wesley Soares.

Link com mais fotos AQUI

Depois de uma turnê por cidades mineiras, o LaMínima chega ao Espírito Santo com os espetáculos Rádio Variété, Luna Parke, Reprise e Circo Charanga. As apresentações acontecem entre 7 e 16 de outubro de 2022 nas cidades Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Vitória, todas com entrada gratuita.

É a primeira vez que os quatro espetáculos serão apresentados no Espírito Santo – a única vez que o LaMínima esteve no estado foi em 2014, quando encenou Mistero Buffo, no Teatro Carlos Gomes.

 

O público capixaba poderá assistir aos inéditos Reprise, em Aracruz, dias 7 e 8 de outubro, às 15h; Rádio Variété (9) e Circo Charanga (10), ambos às 15h, em João Neiva; Circo Charanga (11) e Luna Parke (12), sempre às 15h, em Ibiraçu.

A partir do dia 13 de outubro, as apresentações acontecem na cidade de Vitória. A programação do LaMínima na capital fazem parte da 18ª edição da Fenatevi – Festival Nacional de Teatro Cidade Vitória, que este ano terá dezenas de atrações, de diferentes expressões das artes cênicas, além de atividades formativas, oficinas, mesas, lançamento de livros e demonstração de trabalhos. O evento é uma realização da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta, com produção da Ratimbum Produções de Artes.

 

Os espetáculos do LaMínima em Vitória são: Luna Parke (13/10), ao meio-dia; Circo Charanga (14/10), às 15h; Rádio Variété (15/10), às 18h; e Reprise (16/10), às 15h.

 

Todas as sessões são gratuitas, em espaços públicos abertos das cidades. Também está programada a oficina de “Palhaçaria e Comicidade Física”, dia 16, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música – FAFI (Av. Jerônimo Monteiro, 656 – Centro Histórico).  As inscrições são gratuitas, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsaiQrEyRggIt8K64K9bLUxQWOnf87VkkBgUX0dUqD3usqgw/viewform.

O projeto de circulação tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.



Trajetória

O LaMínima nasceu no circo e se criou na rua, e a base de sua pesquisa é o palhaço de picadeiro, e traz as primeiras experiências dos palhaços da companhia, ainda em 1997, foram as “rodas” realizadas em parques e praças da cidade de São Paulo, e remuneradas “pelo chapéu”. A rua é onde a companhia reencontra suas origens e seu público.

 

Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas, reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997, criaram o Grupo LaMínima, com a estreia do espetáculo LaMínima Cia. de Ballet, baseado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, foram dezenas de criações e milhares de apresentações. 

 

No ano de 2016, a dupla de palhaços Agenor e Padoca não existiria mais. Domingos Montagner saiu de cena, mas o legado do LaMínima e a trajetória de seus espetáculos continuam.

 

São várias ações acontecendo ao longo deste ano, para comemorar os 25 anos do LaMínima. Entre elas: Oficinas de Formação; Apresentações de espetáculos nas ruas e em diferentes lugares e formatos; circulação do Ônibus-Palco nas periferias de São Paulo e a publicação inédita com ilustrações da Laerte Especial 25 anos do La Mínima. A programação completa está nas redes sociais da Companhia e no site www.laminima.com.br/

 

LaMínima

A companhia foi fundada em 1997 pela dupla de palhaços Fernando Sampaio e Domingos Montagner para pesquisar o repertório clássico do palhaço, adaptá-lo e aplicá-lo a diversos suportes dramatúrgicos. Ao longo desses 25 anos, a La Mínima produziu 16 espetáculos, se apresentando em todo o país e conquistando diversos prêmios, como o Prêmio Shell de Teatro, APCA, Prêmio Governador do Estado para a Cultura. As obras são inspiradas em manifestações populares de comunicação e cultura que podem ser desde literatura clássica ou arte medieval, quadrinhos ou programas de rádio.

Sobre os espetáculos da Mostra de 25 anos

 

RÁDIO VARIÉTÉ

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 8 anos Duração: 50 minutos

 

Uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação popular por excelência, que persiste na sua importância, onde artistas e público farão parte de um programa sobre simples memórias, desejos e emoções, que constroem a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns. Na rádio da LaMínima, três artistas do teatro de variedades num local público começam a instalar uma parafernália um tanto tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma forma de um estúdio de rádio-circo-teatro, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais.

 

Ficha Técnica: 

Supervisão Geral: Antonio Nóbrega

Concepção, Roteiro e Direção: Domingos Montagner e Fernando Sampaio

Colaboradores: Mário Viana e Luiz Henrique Romagnoli

Cenografia: Domingos Montagner

Figurinos: Inês Sacay

Adereços: Maria Cecília Meyer e Roberto Meyer

Bonecos: Augusto Bonequeiro e Inês Sacay

Música Original e Direção Musical: Marcelo Pellegrini

Preparação Corporal: Rosane Almeida

Preparação de Pandeiro: Chico Valle

Confecção do Piano de Garrafas: Biribinha Jr.

Assistência de Produção e contrarregragem: Vanessa Zanola

Operação de som: Luana Alves e Tomás Sampaio

 

LUNA PARKE

Classificação Etária Indicativa: Não recomendado para menores de 6 anos Duração: 50 minutos

 

Com “Luna Parke” o LaMínima reafirma sua afeição às formas populares de diversão, dando-lhes uma atenção especial e frisando seu valor como autênticas manifestações sociais de lazer e cultura. Apoiados no trabalho do Palhaço, a companhia recria o ambiente dos Parques de Atrações, exibindo apresentações bizarras, junto com prestidigitadores, brincadeiras, acrobatas e vendedores de milagres. Foram estes curiosos templos de entretenimento originaram nossos conhecidos parques temáticos com rodas-gigantes, trens-fantasma, algodão-doce, tiro ao alvo que continuam a reunir multidões de todas as classes econômicas e sociais, confirmando a eterna atração do homem pelos prazeres do risco, dos desafios, pela fantasia e pelas emoções puras como o riso e o medo. 

Ficha técnica: 

Concepção: LaMínima

Elenco alternante: Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Marcelo Castro

Direção: Chacovachi

Roteiro: Laerte

Texto: Domingos Montagner e Chacovachi

Cenário: LaMínima e Luciana Bueno

Figurinos e adereços: Inês Sacay

Música original: Marcelo Zanettini

Operação de som: Luana Alves e Tomás Sampaio

Assistência de produção e contrarregragem: Vanessa Zanola

 

REPRISE

Duração: 50 minutos Faixa etária indicativa: Indicado para crianças a partir de 5 anos.

 

Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar este trabalho juntos. Mas no decorrer do show, percebem que juntos seus talentos se multiplicam e também é uma boa oportunidade de renovar o repertório. Nesta montagem, a LaMínima presta homenagem direta à tradição a qual fazem parte como origem e estética e ao mesmo tempo buscam nesta raiz, recriar novas formas de narrativas. Desta vez, para encenar uma metáfora sobre a amizade nos dias de hoje, utilizam-se de técnicas e reprises clássicas (tradicionais atos de palhaços de circo), como eixo para o roteiro, buscando construir simbolicamente, uma interpretação da construção e fortalecimento das relações humanas.

 

Ficha técnica: 

Direção, Concepção e Cenografia: Domingos Montagner e Fernando Sampaio

Supervisão Geral: Leris Colombaioni

Consultoria e Pesquisa: Mário Bolognesi

Música Original: Marcelo Pellegrini

Figurino: Inês Sacay

Operação de Som: Luana Alves e Tomás Sampaio

Realização: LaMínima

CIRCO CHARANGA

Classificação Etária indicativa: Livre Duração: 60 minutos 

 

Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers, as tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos. “Circo Charanga” é uma homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona. Neste espetáculo, a LaMínima revisita esquetes escolhidas e contadas especialmente para nós por artistas que são referência na palhaçaria brasileira, como Biribinha, Tubinho e Dedé Santana. De técnicas, o elenco se aprofundou na manipulação de chapéus e em novos exercícios de acrobacia. Da música, retomaram o estudo do piano de garrafa e encaramos um trio de sopros, formando a charanga.

 

Ficha técnica: 

Supervisão Geral: Fernando Sampaio

Concepção: LaMínima – Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim

Direção Artística: Luiz Carlos Vasconcelos

Direção Musical e Música Original: Marcelo Pellegrini

Roteiro: LaMínima

Assistência de Direção: Luciana Viacava

Figurino: Inês Sacay

Cenário e Adereços: palhAssada Atelie

Operação de som: Luana Alves e Tomás Sampaio

Assistência de Produção e contrarregragem: Vanessa Zanola

 

Sobre as Oficinas

A oficina de “Palhaçaria e Comicidade Física” aborda os pontos que compõem o universo da palhaçaria, propondo aos participantes a ampliação de seus recursos, repertório e vocabulário para a prática circense, contribuindo para sua formação artística nesse universo. Além da trajetória e a linguagem da companhia no contexto histórico do circo de São Paulo e exercícios com técnicas corporais, o público poderá aprender sobre a comicidade física e entradas clássicas de palhaço.

 

Voltado para profissionais ou estudantes de artes cênicas e iniciantes nas artes circenses e do palhaço. O curso será mais bem aproveitado por participantes que já tiverem o mínimo de conhecimento em práticas acrobáticas.

 

Serviço

 

LaMínima 25 anos

De 7 a 16 de outubro de 2022, grátis

 

Programação dos espetáculos:

Espírito Santo:

 

7 e 8 de outubro, sexta-feira e sábado, às 15h 

Reprise – Praça do Fruta Pão (R. Prof. Aparício Alvarenga, 430 – Barra do Riacho – Aracruz/ES)

 

9 de outubro, domingo, 15h

Rádio Variété – Praça da Igreja Matriz – João Neiva/ES

 

10 de outubro, segunda-feira, 15h

Circo Charanga – Praça da Igreja Matriz – João Neiva/ES

 

11 de outubro, terça-feira, 15h

Circo Charanga – Rua Daniel Comboni – Ibiraçu/ES (espaço onde é realizada a feira, ao lado da escola Daniel Comboni)

 

12 de outubro, quarta-feira, 15h

Luna Parke – Rua Daniel Comboni – Ibiraçu/ES (espaço onde é realizada a feira, ao lado da escola Daniel Comboni)

 

13 de outubro, quinta-feira, 12h

Luna Parke – Praça Costa Pereira – Centro – Vitória/ES

 

14 de outubro, sexta-feira, 15h

Circo Charanga – Praça Regina Frigeri Furno (Praça do EPA) – Jardim da Penha – Vitória/ES

 

15 de outubro, sábado, 18h

Rádio Variété – Praça Nilze Mendes – próximo à faculdade Estácio de Sá (R. Carlos Lindenberg, 104 – Jardim Camburi) – Vitória/ES

 

16 de outubro, domingo, 15h

Reprise – Escola Técnica de Teatro, Dança e Música – FAFI

(Av. Jerônimo Monteiro, 656 – Centro Histórico) – Vitória/ES

 

OFICINA

16 de outubro, domingo, 12h – Escola Técnica de Teatro, Dança e Música – FAFI

(Av. Jerônimo Monteiro, 656 – Centro Histórico) – Vitória/ES

 

Ficha Técnica Geral do Projeto LaMínima 25 anos

Coordenação Geral: Fernando Sampaio

Elenco: Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim

Direção de Produção: Luciana Lima

Produção Executiva: Priscila Cha

Produção e Administração: Chai Rodrigues

Assistência de Produção Vanessa Zanola

Produção Local em ES: Ratimbum Produções de Artes

Realização: LaMínima

 

Oficinas

Oficina de Palhaçaria e Comicidade Física – Com Cia. LaMínima

Formato: Presencial. Horário: 09h as 12h 

Local de realização: Escola de Municipal de Teatro, Dança e Música – FAFI

Perfil do público: Voltado para profissionais ou estudantes de artes cênicas e iniciantes nas artes circenses e do palhaço. O curso será mais bem aproveitado por participantes que já tiverem o mínimo de conhecimento em práticas acrobáticas.

Faixa Etária: a partir de 15 anos.

Inscrições: de 03/10 a 10/10 – Gratuitas. As inscrições através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsaiQrEyRggIt8K64K9bLUxQWOnf87VkkBgUX0dUqD3usqgw/viewform 

Número de participantes: 30 vagas

Sobre a Oficina: A oficina de “Palhaçaria e Comicidade Física” aborda os pontos que compõem o universo da palhaçaria, propondo aos participantes a ampliação de seus recursos, repertório e vocabulário para a prática circense, contribuindo para sua formação artística nesse universo. Além da trajetória e da linguagem da companhia no contexto histórico do circo de São Paulo e exercícios com técnicas corporais, o público poderá aprender sobre a comicidade física e entradas clássicas de palhaço.

 

Siga as redes sociais da companhia:

site: www.laminima.com.br

Instagram: @laminima_circo

Youtube: LaMínima Circo e Teatro: www.youtube.com/LaMinimaCircoeTeatro

facebook: www.facebook.com/laminima/

 

As redes da companhia do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória:

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCgq_hohZv8kTNbqPZ6ATdKQ/videos 

Facebook: https://www.facebook.com/FENATEVI 

Instagram: https://www.instagram.com/festivaldeteatrodevitoria/ 

 

e da Ratimbum Produções de Artes 

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCh7-ctd7_StKgdsesXMtV9A/videos

Facebook:  https://www.facebook.com/ratimbumproducoes 

Instagram: https://www.instagram.com/ratimbumproducoes/ 

Informações para a imprensa LaMínima – SP

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques – marcia@canalaberto.com.br – 11 99126 0425

Carol Zeferino – carol@canalaberto.com.br – 11 99425 1328

Daniele Valério – daniele@canalaberto.com.br – 11 98435 6614

Informações para a imprensa a Fenatevi – Festival Nacional de Teatro Cidade Vitória – ES

Marcia Almeida – marciajorn@gmail.com – (27) 99925-3818

Categorias

jornalresgate