Magia para a criançada: Jura Fernandes lança clipe de “Pé de Moleque”, single do projeto O Som da História

 
A iniciativa nasceu com o livro de musicalização infantil – O Som da História – escrito por Jura, que já apresentou a obra em diversas escolas do Espírito Santo
Agora a magia está completa. Após lançar o livro de musicalização infantil “O Som Da História” e o disco completo da obra, com 11 canções, o músico, professor e compositor Jura Fernandes apresenta o clipe do single “Pé de Moleque”, já disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=AzadKTiQ5Ew.
 
A produção audiovisual traz em animação parte do universo encantado do livro escrito por Jura, que, no projeto, transformou aquecimento vocal em nome de planeta; colocou abelha dentro de disco voador; criou um pet que toca guitarra; e, entre outros bichanos e humanos, deu vida a Pedrinho, personagem principal do conto.
O clipe insere Jura e mais dois convidados no meio da história, bem ao estilo Space Jam. Na canção “Pé de Moleque”, um funk infantil, participam o rapper e MC Jefinho Faraó e o músico Barol Beats, modernizando a produção com seu MPC, instrumento que se popularizou como espécie de percussão eletrônica. “Tem pé de moleque aí? Só se for na casa da vovó”, cantam Jura e Faraó.
“Eu tinha vontade de conectar meu trabalho musical com a criançada. E identifiquei que não há no Espírito Santo uma produção vasta na área da musicalização infantil. Com muito carinho, atingimos esse resultado, e o clipe “Pé de Moleque” completa o universo de uma forma realmente mágica”, conta Jura Fernandes.
A produção audiovisual é financiada pela Lei Paulo Gustavo, com recursos da Prefeitura de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Cultura, e do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cultura (MinC).
 A Iniciativa 
O projeto “O Som da História” é voltado para crianças – principalmente entre 1 e 5 anos – e se propõe a ser uma ferramenta educacional para pais, mães, professores de musicalização infantil e demais educadores. A iniciativa, além do clipe que será lançado na quarta, conta com 10 histórias, 10 textos, 10 atividades musicais, desenhos diversos e 10 músicas que cantam cada história.
Para o público, a obra vem acompanhada de um CD com todas as canções, as quais contam com participações especiais de cantores e compositores que fizeram história no Espírito Santo, como Fred Nery (Macucos) e Amaro Lima.
Participam também do projeto nomes como Jefinho Faraó, Barol Beats, Manfredo, Vinícius Caranguejo, Izar, Nano Vianna, João Fernandes, Bruno Havengar, Grácia Maria, Saulo Santos e Márcio Gobbette.
Interessante é que Jura, produtor musical do projeto, observou a história da música capixaba e seus atores para o processo de musicalização. Assim como Jefinho Faraó canta um Funk, na participação de Amaro Lima, claro, a criançada vai aprender e se divertir na batida do Congo. E vai cantar um reggar junto com Fred Nery, vocalista do Macucos.
É música, diversão e aprendizado.
Os desenhos da obra “O Som Da História” também ganharam um toque especial.
Foram desenvolvidos pelo designer francês Vincent Bar, parceiro antigo de Jura
em outros voos musicais – o designer já desenvolveu trabalhos para a banda
Casaca, por exemplo, cujo Jura é um dos fundadores.
 Mais sobre Jura
O professor e compositor Jura Fernandes tem em seu currículo participação em 12 discos, dos quais quatro são do Casaca – “Casaca”, “Na Estrada”, “Ilha” e “No Tambor, na Casaca e na Guitarra”. Também gravou trabalhos autorais como o “Jura Que É Forró” e o “Special Gig”, além de ter gravado as guitarras no álbum do Bloco Surpresa, do Carnaval de 2013. O músico toca também guitarra e viola no Forró Bemtivi, que vai lançar no álbum em 2025. 
Jura já se apresentou por dois anos na França, como guitarrista e cavaquinista, em casas de show renomadas mundialmente, a exemplo da “Blue Note”. Durante a carreira, o multi-instrumentista teve ainda participações em canais como a MTV e programas como o de Serginho Groisman.
Em 2023, Jura Fernandes lançou o livro de musicalização infantil “O Som da 
História”, ferramenta educacional para mães e professores que tem rodado as escolas e universidades do Espírito Santo.
E ainda é o idealizador do podcast “A Hora da Música”, já com duas temporadas e entrevistas com nomes como a produtora Sandra Vasconcelos, o técnico de som Igor Fernandes, os compositores Izar, Claudio Bocca, Flavio Marão, Manfredo, Morenna, Luiza Dutra, Nano Vianna, Sandrera, Xande, Anderson Ventura, Metteoro, Dan Abranches, Gustavo Macacko e diversos outros.
 

Por Izar 

Categorias

jornalresgate