Nesta quarta (21) tem bate papo sobre a inteligência artificial na identificação da biodiversidade

Dentro da programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, os biólogos/colaboradores do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Dra. Marinez Ferreira de Siqueira e o Dr. Pedro Peloso, discorrem, com a mediação da Dra. Ana Carolina Loss, sobre milhões de imagens que ajudam na identificação de várias espécies de plantas e animais. Transmissão às 18 horas, no youtube do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A coleta e identificação de espécies da biodiversidade é muito importante para o conhecimento e a conservação dos recursos naturais de uma região. Centenas de coleções de plantas e animais, ao redor do mundo, acumularam um valioso patrimônio de imagens ao longo dos últimos anos.

Atualmente milhões de imagens da fauna e flora brasileiras estão disponíveis tanto para os cientistas como ao público em geral. No entanto, milhares dessas imagens ainda não foram totalmente ou corretamente identificadas.

A Inteligência Artificial (IA) se tornou uma alternativa viável para a identificação de espécies a partir de padrões em imagens. Abordagens de aprendizagem de máquina aplicadas a essas imagens são promissoras, assim como a identificação automática de espécies a partir de imagens no campo.

Faz parte do trabalho dos cientistas estudar e avaliar a precisão com que as imagens de coleções podem ser potencialmente exploradas para identificação de espécies com esta tecnologia.

 

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia eInovações

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Transmissão do bate papo, às 18 horas:

Youtube/MCTIC

www.snct.mcti.gov.br

Conheça os pesquisadores: 

Dra. Marinez Ferreira de Siqueira é pesquisadora colaboradora no Programa PCI – INMA/MCTIC. É doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Pesquisadora Titular do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Dr. Pedro Peloso é professor Visitante do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e biólogo especializado no estudo da biodiversidade das florestas tropicais.

Dra. Ana Carolina Loss é pesquisadora pós doutoranda do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) do projeto sobre espécies ameaçadas de extinção nas Unidades de Conservação da Mata Atlântica. 

Leonardo Meira

Apoio à Divulgação Científica 

Instituto Nacional da Mata Atlântica

Jornalista MTB 1812/ES

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *