Palestra/Oficina “ A conservação do patrimônio fotográfico”

A palestra/oficina “ A conservação do patrimônio fotográfico” é uma ação educativa do“Projeto de Conservação de Fotografias do acervo Augusto Ruschi” contemplado pelo ao Editald e Seleção de Projetos nº 017/2020 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo – Secult/ES.

O objetivo da palestra/oficina é apresentar a experiência do projeto de conservação do acervo de fotografias Augusto Ruschi e levar ao público participante as informações sobre o que é a conservação de fotografia, suas ações e práticas, e como esta pode contribuir de forma efetiva para prolongar a vida dos arquivos fotográficos.
Na oficina/palestra os participantes desfrutarão da rara oportunidade de conhecer, a partir de imagens originais, a diversidade dos processos e formatos fotográficos utilizados ao longo da história da fotografia mundial e local com os seus variados suportes metal, vidro, papel, plástico, entre outros.
É dirigida a um público amplo que tem interesse em conhecer sobre os cuidados com o patrimônio fotográfico.


SERVIÇO


Projeto contemplado pelo ao Edital de Seleção de Projetos nº 017/2020 da Secretaria de
Estado da Cultura do Espírito Santo – Secult/ES.


MINISTRANTE


Paulo de Barros
DATA
25 de fevereiro de 2023, 16:00 às 19:00h
LOCAL
Av. José Ruschi, 4 – Centro, Santa Teresa


INFORMAÇÕES


(27) 3259 – 1182
Paulo de Barros
Fotógrafo, professor e pesquisador da fotografia. Desde o ano de 1998, realiza pesquisas que resultaram em publicações como são os casos dos livros: “Memória Fotográfica da Serra: imagens de um município Brasileiro”; “Francisco Seibel e Emilio Schultz: dois fotógrafos num casamento pomerano”. No prelo se encontram as publicações “Eutychio d’Oliver: o Espírito Santo na Exposição Nacional de 1908” e “Cartões-postais do Espírito Santo: 1890-1930”, Realiza diferentes projetos de curadoria, a exemplo das mostras “Foto Clube do EspíritoS anto 55 anos” no Museu de Arte do Espírito Santo; “Francisco Seibel um fotógrafo rural doE spírito Santo”, Espaço Cultural Palácio Anchieta; mostra itinerante “Eutychio d’Oliver: um olhar sobre o Espírito Santo do início do século XX” contemplada pelo Edital de Seleção de projetos nº 016/2015 da Secretaria de Estado da Cultura e a mostra “Postais do Espírito Santo – acervo Monsenhor Jamil Abib”, exibida no Espaço Cultural Palácio Anchieta, entre outras.

Desde 2004 têm se dedicado ao campo da conservação e preservação de fotografia antiga e contemporânea. Realizou, dentre outros, a conservação do acervo de negativos de vidro do fotógrafo Francisco Seibel”; Acervo de Fotografias da Coleção Mário Freire do Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo” e a do acervo fotográfico do Museu do Colono de Santa Leopoldina.

Categorias

jornalresgate