Passeios para observação de baleias são retomados no Espírito Santo

Leonardo Merçon

A atividade conta com protocolo sanitário específico para enfrentamento no novo Coronavírus (Covid-19).

A partir deste final de semana os passeios para observação de baleias serão retomados no Espírito Santo. A observação dos cetáceos ocorre normalmente entre os meses de maio e novembro de cada ano, mas em decorrência da pandemia a atividade esteve suspensa. Agora, com os ajustes sanitários necessários para a segurança de tripulação, técnicos, pesquisadores e turistas, a atividade retorna garantindo a segurança de todos.

No Espírito Santo, a observação das Jubartes ocorre há 25 quilômetros da costa, cerca de 40 minutos mar adentro, o que atrai turistas de todas as partes do mundo. No entanto estes passeios devem ser feitos por empresas capacitadas e autorizadas.

“Este é um grande ativo turístico do nosso Estado. Em decorrência da pandemia foi preciso a criação de um protocolo específico para que os passeios de observação fossem retomados”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana. O secretário explica ainda que este protocolo foi composto pelos membros do Projeto Baleia Jubarte e apresentado ao Governo do Estado e às prefeituras de Vitória e Vila Velha para validação junto às autoridades sanitárias.

O Projeto Amigos da Jubarte mantém o monitoramento dos cetáceos e a expectativa é de que este ano cerca de 25 mil baleias da espécie Jubarte passem pelo litoral para reproduzirem e amamentarem seus filhotes. O diretor do Instituto Canal e membro do Projeto Amigos da Jubarte, Sandro Firmino, orienta que os interessados em participar dos passeios devem procurar a empresa certificada. 

“Antes mesmo da pandemia já era nossa orientação. Há todo um cuidado necessário para proteção da tripulação e dos cetáceos e isto precisa ser observado”, esclarece.

Sobre as ações específicas de cuidados relacionados ao Covid-19, as principais mudanças é a higienização criteriosa da lancha, a redução no número de pessoas em cada passeio, além da verificação da temperatura de todos, e cada tripulante recebe um kit contendo máscara, luvas, álcool gel e alimentação individual.

Os interessados em ver as baleias no Espírito Santo na temporada 2020 devem entrar no Agendamento de passeio: www.avesvoandoalto.com.br onde há todas as informações das empresas, calendário e valores.

O Projeto Amigos da Jubarte é uma co-realização do Instituto O Canal, Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Prefeitura de Vitória e Vila Velha e Capitania dos Portos. Só no ano passado, quase mil turistas fizeram a observação de baleias no Espírito Santo.

Assessoria de Imprensa da Setur

Simone Diniz

Categorias

jornalresgate