População e especialistas debatem prioridades da saúde pública em Vila Velha

Texto: Márcia Almeida

Foto: Freepik
 

 

Definir prioridades, ampliar o diálogo com a população e construir propostas para o fortalecimento da saúde pública em Vila Velha. Esses são os principais objetivos da 12ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada nestas quinta-feira (2) e sexta-feira (3), das 13 às 18 horas, na Faculdade Estácio de Sá, localizada na Rua Cabo Aylson Simões, 1170, Centro de Vila Velha.
 
Com foco na participação social, a conferência reúne representantes de diferentes segmentos para discutir prioridades, compartilhar experiências e construir propostas que irão contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. Neste ano, o evento tem como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, e conta com participantes previamente inscritos. 
 
Durante os dois dias de programação, especialistas com ampla experiência na gestão e formulação de políticas públicas conduzirão os debates dos quatro eixos temáticos que nortearão a conferência.  O evento é também a etapa municipal da 11ª Conferência Estadual de Saúde e da 18ª Conferência Nacional de Saúde.
 
Programação
 
A doutoranda em Saúde Coletiva Juliana Ramos Bruno, técnica do Ministério da Saúde, será responsável pelas discussões dos eixos “Democracia, saúde como direito nacional” e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social”.
 
O eixo “Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas, justiça socioambiental e envelhecimento populacional” será conduzido pela enfermeira Luciana De Nadai Mariano, referência técnica estadual do Programa Vigidesastres da Secretaria de Estado da Saúde.
 
Já o debate sobre “Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral” ficará a cargo da assistente social Renata Maria Sales Madureira, mestre em Saúde Coletiva e ex-subsecretária de Atenção Especializada de Vila Velha, reconhecida pela atuação na qualificação da rede municipal de saúde.
 
Além das palestras e mesas de debate, os participantes serão divididos em grupos para discutir propostas relacionadas aos quatro eixos temáticos. As sugestões aprovadas na plenária final representarão Vila Velha nas próximas etapas da Conferência Estadual e da Conferência Nacional de Saúde.