Racismo estrutural é escancarado em novo e-book de Maxwell dos Santos

Um prato de ódio conta a estória de uma criança que foi vítima de discriminação racial em um centro comercial de Vitória

No dia 21 de fevereiro, no qual se lembra os 55 anos do assassinato do militante negro afroamericano Malcolm X, o escritor Maxwell dos Santos lançará seu nono e-book infanto-juvenil, Um prato de ódio, que visa debater o racismo estrutural e o trabalho infantil.

A obra, baseada num fato real ocorrido em 2018 em um shopping na Bahia,conta a estória de Leonardo, 11 anos, negro, órfão de mãe e órfão de pai vivo, trabalha vendendo balas para comprar comida, é convidado por Gabrielle, 30, jornalista e influenciadora digital, para almoçar no Fleurs de Mal, restaurante que funciona dentro do Camberra Trade Centre, localizado na mesma avenida, mas é constrangido por Bernardo, 30, o segurança daquele estabelecimento, a se retirar dali, porque o shopping proíbe a presença de pedintes e moradores de rua.

Inicia-se um caloroso bate boca entre a jornalista e o segurança, que quer retirar o menino à força. O conflito é apaziguado por Jânio, chefe da segurança, que autoriza o menino a comer seu prato de comida.

Ela publica um texto com vídeo nas mídias sociais, denunciando a discriminação sofrida pelo garoto no Camberra Trade Centre e cobrando providências do condomínio. Com a repercussão do caso, Bernardo é demitido da Pretoriana.
A vida do menino não será mais a mesma.

A mãe de Leonardo, Cristiana, era cantora na banda baile Charme da Cidade e tem um caso com Lucas, cantor e filho de Teófilo, dono da banda. Ao saber que a moça estava grávida de seu filho, ele a humilha, dizendo que jamais terá uma nora negra e a demite da banda.

Um prato de ódio estará disponível para download gratuito, a partir das 19 horas, em http://bit.ly/umpratodeodiopdf
A obra também estará disponível gratuitamente nas principais plataformas digitais, como Amazon, Kobo e Google Play Livros a partir de março.

Sobre o autor

Maxwell dos Santos nasceu em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho, licenciando em Letras/Português pelo IFES e em História pela Uninter. É autor dos e-books As 24 horas de Anna Beatriz, Ilha Noiada, Os senhores da fome, Comensais do Caos, #cybervendetta, Empoderando-se e Ao me ver no espelho, lançados de forma independente e de Melanie, pela Giostri Editora, de São Paulo.

Relações com a imprensa

Maxwell dos Santos | Jornalista MTE/ES 0002605
sanmaxwell@gmail.com
+55 27 98843–2666 / +55 27 99943–3585

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *