Saúde e inovação: treino personalizado x tecnologia transformando o fitness global
Crédito: Soulfit Studio Divulgação
Orientação de especialistas e suporte tecnológico são as principais tendências fitness para 2025
O mercado fitness para 2025 projeta um foco crescente no trabalho dos profissionais de educação física, que assumem o protagonismo em tendências globais. Dados divulgados pelo American College of Sports Medicine (ACSM), uma das entidades esportivas mais respeitadas do mundo, destacam que a tecnologia vestível, aplicativos de exercícios móveis, programas de condicionamento físico para idosos, exercício para perda de peso, treinamento de força tradicional, HIIT (High-Intensity Interval Training), tecnologia de treinamento baseada em dados, HIIT (High Intensity Interval Training), tecnologia de treinamento baseada em dados, exercícios para a saúde mental, treinamento funcional e coaching de saúde e bem-estar estão entre as principais tendências do setor.
“O uso da tecnologia, seja por meio de testes com biomarcadores de saúde, wearables ou treinamento baseado em dados, destaca-se cada vez mais. Porém, o papel dos profissionais de educação física é indispensável, não apenas para garantir a segurança durante a prática dos exercícios, mas também para interpretar os dados e personalizar os treinos, ajustando-os às necessidades e metas de cada pessoa”, explica Catiane Almeida, educadora física e diretora técnica do Soulfit Studio Boutique, em Vitória.
Outras tendências apontadas pelo ACSM incluem o treinamento de força tradicional, treinamento funcional, aulas sob demanda e programas voltados à perda de peso. Nesses contextos, a tecnologia atua como um complemento essencial, permitindo o monitoramento em tempo real de dados como frequência cardíaca, calorias gastas, níveis de estresse e desempenho.
“Dispositivos e biomarcadores são excelentes ferramentas para apoiar nosso trabalho, oferecendo dados analíticos que ajudam a potencializar os resultados dos treinos. No entanto, é fundamental lembrar que somente o profissional pode interpretar esses dados de forma precisa e ajustá-los às condições específicas de cada aluno”, reforça Catiane.
Tendências fitness no mercado nacional de 2025:
Orientação de personal trainers: treinos personalizados e individualizados exigem o acompanhamento de profissionais especializados.
Uso de tecnologia vestível e biomarcadores: a tecnologia permite a coleta de dados como frequência cardíaca, calorias gastas, níveis de estresse, nutrientes, hidratação, idade muscular, entre outros. Contudo, o diferencial está na interpretação feita pelos educadores físicos. A tecnologia não substitui a avaliação de especialistas nem exames médicos específicos.
Condicionamento físico para idosos: programas adaptados para melhorar a mobilidade, força e qualidade de vida da terceira idade.
Exercícios para a saúde mental: atividades físicas direcionadas ao combate do estresse e à promoção do bem-estar psicológico.
Treinamento de força: ideal para aumentar a resistência muscular, melhorar a postura, estimular a capacidade cerebral e prevenir doenças.
Aulas sob demanda: atividades elaboradas de acordo com as necessidades e objetivos individuais.
A educadora física acrescenta que as tendências para 2025 reforçam a importância do trabalho integrado entre profissionais da saúde e tecnologias inovadoras. “Nós, educadores físicos, somos os verdadeiros mediadores entre os objetivos dos alunos e o uso eficiente dessas ferramentas tecnológicas!”, conclui Catiane.
Por Fernanda Martins