Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade 

Crédito: Renan Donato 

Setor industrial é o que paga os melhores salários, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai ES), junto à Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), disponibilizou 1.460 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o estado, para quem quer trabalhar na indústria, um dos setores que paga os melhores salários. Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado em março de 2025, o setor industrial paga quase 10% a mais do que outros setores. Além disso, de acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024 do Senai, 88,5% dos estudantes que concluíram cursos técnicos na instituição estão empregados. 

Para o diretor regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Geferson Santos, a parceria do Senai reforça o seu compromisso com a expansão do acesso à educação profissional para conquistar novos espaços no mercado de trabalho. 

“Nosso propósito vai muito além da capacitação técnica. Estamos falando de preparar pessoas para atuarem com confiança diante dos desafios de um mercado em constante transformação e, acima de tudo, para reconhecer e aproveitar as oportunidades que surgem neste novo cenário. Essa parceria reafirma nosso compromisso com a inclusão produtiva e com a transformação social, tendo a educação profissional como vetor estratégico. Queremos que cada estudante enxergue nesses cursos não apenas uma qualificação, mas uma verdadeira plataforma para redesenhar sua trajetória, ampliar seus horizontes e assumir o protagonismo na construção de um futuro mais digno, inovador e cheio de possibilidades”, declarou Geferson. 

Prazos e inscrições 

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de julho, e o candidato precisa se inscrever pelo site acessocidadao.es.gov.br, em oportunidades para diversos cursos na área industrial, em áreas de atuação como automação industrial, desenvolvimento de sistemas, segurança do trabalho, edificações, entre outras. 

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, os alunos selecionados receberão uma bolsa mensal de até R$ 400, por meio do Programa Inovatec, para custear alimentação e transporte. 

Confira os cursos disponíveis por unidade:  

 

Senai Aracruz  

 

Automação; 

Eletromecânica; 

Mecânica. 

 

Senai Cachoeiro de Itapemirim  

 

Eletrotécnica; 

Manutenção Automotiva. 

 

Senai Colatina  

 

Eletrotécnica; 

Segurança do Trabalho. 

 

Senai Linhares  

 

Desenvolvimento de Sistemas; 

Eletrotécnica; 

Mecânica. 

 

Senai São Mateus  

 

Desenvolvimento de Sistemas; 

Eletromecânica; 

Eletrotécnica. 

 

Senai Serra  

 

Eletrotécnica; 

Sistemas de Energia Renovável; 

Mecânica; 

Segurança do Trabalho. 

 

Senai Vila Velha 

 

Eletroeletrônica; 

Edificações; 

Eletrotécnica; 

Mecânica; 

Segurança do Trabalho. 

 

Senai Vitória  

 

Automação; 

Desenvolvimento de Sistemas; 

Manutenção Automotiva. 

 

Por Yan Carlos Barbosa 

Deixe um Comentário