​Vila Velha a um passo de conquistar Certificação SUSAF

Pequenos produtores da agricultura familiar de Vila Velha estão perto de vender seus produtos, da agroindústria artesanal, em todas as cidades do estado. É que a prefeitura venceu mais uma etapa de auditoria do IDAF rumo a integração de sistemas município/estado, para emissão do certificado final dos pequenos produtores. 

O prefeito Arnaldinho Borgo participou, nessa segunda-feira (27), da reunião com os técnicos do IDAF e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que garantiu mais uma etapa vencida para a Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF). 

Para o prefeito etapa vencida com sucesso e  que fará a cidade de Vila Velha ser conhecida também por sua agricultura familiar, em todo o Espírito Santo, permitindo que produtores ultrapassem as antigas limitações administrativas que os impediam de vender para todos os capixabas. 

“Vencemos essa etapa com maestria. Mostramos que nossa organização administrativa, nosso comportamento digital e ativo/resolutivo, nos permite abrir as portas da cidade para que a nossa agricultura familiar conquiste novos clientes, esteja em todo o estado e nos permita ser conhecido também por nossa capacidade de produção no campo. Muitas pessoas não sabem, mas 53% da nossa extensão territorial é composta pelo campo, área rural”, comentou o prefeito. 

Novos negócios e mais empregos

Para conseguir a certificação do SUSAF, as agroindústrias vila-velhenses já cadastradas no SIM precisarão se adequar às exigências e normas sanitárias que envolvem boas práticas de higiene, armazenagem, conservação, manuseio e processamento dos alimentos destinados à comercialização. 

Os produtores também terão que atender aos requisitos fixados pelo Decreto 200/2016 e pela Lei nº 5.7775/2016, para se habilitarem à conquista deste certificado.

certificado.
  
Certificação

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, afirmou que todos os procedimentos necessários à conquista da certificação do SUSAF foram realizados com sucesso e que, em Vila Velha, já está tudo certo para auditoria final do IDAF a ser realizada junto à agroindústria local, em poucas semanas.
 
“Em novembro do ano passado, passamos por uma auditoria preliminar que apontou algumas adequações necessárias – todas já realizadas –, para ajustarmos o cronograma de análises laboratoriais dos produtos que serão certificados pelo SUSAF e também para aprimorarmos os mecanismos de monitoramento ambiental, de acesso às informações e de controle de infrações. Agora, falta apenas mais uma auditoria. Caso tudo esteja dentro das conformidades e dos padrões de exigência do IDAF, até o início do mês de abril os produtores de Vila Velha poderão receber essa tão sonhada certificação”, disse Everaldo.

Produção

O secretário informou, ainda, que a agroindústria de alimentos artesanais segue em bom ritmo no município de Vila Velha e que os produtores já certificados pelo SIM trabalham exclusivamente com produtos cárneos (linguiças frescais, espetinhos de churrasco, embutidos diversos e cortes bovinos e suínos), e também com ovos agroecológicos e pescados em geral (peixes, moluscos e crustáceos).

“O mercado capixaba está cada vez mais ávido por alimentos frescos, de boa qualidade, que possuam certificação municipal e estadual, e que possam ser consumidos com segurança, sem riscos à saúde e sem concorrência com outras empresas e marcas não certificadas. Por isso, o selo do SUSAF é considerado estratégico para este setor em Vila Velha”, conclui Colodetti.

Estímulo

Para o diretor de Agricultura e Pesca, Guilherme Galdino, a partir da conquista do selo do SUSAF, os produtores de Vila Velha vão ganhar mais tempo e maior estímulo para ampliarem seu acesso aos mercados consumidores capixabas. 

“A partir de abril, nossos pequenos produtores agroindustriais não precisarão mais procurar o IDAF em busca de autorização para vender seus alimentos em outras cidades do Estado. Eles poderão ser atendidos na Vila do Empreendedor que funciona na própria secretaria, no subsolo do Shopping Boulevard”, pontuou o diretor.
 
Além do prefeito Arnaldinho Borgo, do secretário Everaldo Colodetti e do diretor de Agricultura e Pesca Guilherme Galdino, também participaram da reunião de equipe e acompanharam a auditoria do IDAF os seguintes técnicos municipais: Gabriel Nunes (subsecretário de Empreendedorismo, Geração de Trabalho e Renda); Luiz Eduardo Dalfior (Subsecretário de Projetos e Investimentos Estratégicos); Flávio Narciso Campos (subsecretário Contencioso da PMVV). Os auditores fiscais do Idaf que estiveram presentes foram os fiscais agropecuários do órgão, Anderson Baptista e Carina Kreling.

Categorias

jornalresgate