Último dia: prazo para a seleção da gestora de Fundo Soberano termina nesta sexta (16). A vencedora terá fatia de R$ 250 milhões do fundo estadual para investir em empresas locais.

Esta sexta-feira (16) é o último dia para a chamada pública de recebimento das propostas de seleção de empresa gestora para o Fundo de Investimento em Participação (FIP), vinculado ao Fundo Soberano. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é quem coordena o processo de escolha, que estruturará o fundo exclusivo, o FIP Funses 01.


Os interessados podem acessar o edital no site do banco capixaba, que disponibilizou também o roteiro e os modelos para a elaboração da proposta. A gestora de venture capital selecionada administrará um fundo de investimento, constituído exclusivamente com os recursos do Fundo Soberano (Funses). Esse fundo será um dos maiores da categoria venture capital da atualidade no País, com aporte inicial de R$ 250 milhões.

A gestora selecionada terá papel importante em todo o processo, sendo responsável pela análise das empresas, valoração, negociação, investimento, aceleração e desinvestimento. Via de regra, após a análise, negociação e diligências, o Fundo adquire um percentual de suas ações, ou seja, o FIP prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado. Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, na qual a empresa gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.

O Fundo, como acionista, traz experiência e boas práticas que apoiam a gestão e a governança da empresa. Assim, com o tempo, a empresa ganha expertise e resultados.

O Bandes iniciará o processo para avaliação e classificação das gestoras. Até seis propostas serão classificadas para a etapa de ‘pitch’, em setembro.

Informações sobre o edital de seleção:
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

Categorias

jornalresgate